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Programação, Cronograma e Orientações para apresentação

Cronograma de Atividades 

 


 


19/06/2013 Quarta Feira


20/06/2013 Quinta Feira


21/06/2013 Sexta-feira

 


7:30

8:30


Credenciamento

Local: Saguão do Anfiteatro do Bloco 3Q


 


 

 


08:30

11:00

8:30 _ Cerimonial de abertura

Coord. Fabiano Goulart

Apresentação Cultural


Mesa Redonda 4

Local: Anfiteatro do Bloco 3Q


Mesa Redonda 8

Local: Anfiteatro do Bloco 3Q

Mesa Redonda 9

Local: Auditório A/B do Bloco R

 

9:30 _ Mesa de Abertura

Local: Anfiteatro do Bloco 3Q

 

 

 

11:00

12:00

 

1ª Sessão de Pôsteres e Painéis com Relato de Experiência


2ª Sessão de Pôsteres e Painéis com Relato de Experiência

 


14:00

16:30

Mesa Redonda 1

Local: Anfiteatro do Bloco 3Q

Mesa Redonda 2

Local: Auditório A do Bloco 3R

Mesa Redonda 5

Local: Anfiteatro do Bloco 3Q

Mesa Redonda 6

Local: Auditório A do Bloco 3R

Conferência de Encerramento

Local: Anfiteatro do Bloco 3Q

 


16:30


Café


Confraternização com atividades culturais e Lançamento de Livros.

Apresentação da Associação Cultural Terracotta


 

 


17:00

19:00

1ª Sessão de Comunicação Oral

Local: Auditórios do Campus Santa Mônica

17:30 – 19:30 2ª Sessão de Comunicação Oral

Local: Auditórios do Campus Santa Mônica

 

 


19:30

22:00


Mesa Redonda 3

Local: Anfiteatro do Bloco 3Q


Mesa Redonda 7

Local: Anfiteatro do Bloco 3Q


 

 

 

Programação Detalhada

 

 

19 de Junho – Quarta feira


7:30

8:30


Credenciamento

Local: Saguão do Anfiteatro do Bloco 3Q - Campus Santa Mônica


8:30


Cerimonial de abertura


9:30


Mesa de Abertura

Local: Anfiteatro do Bloco 3Q - Campus Santa Mônica – UFU

Tema: Educação pública como direito: as dinâmicas de exclusão e os desafios às políticas governamentais na América Latina.

Dalila Andrade de Oliveira (ANPED/UFMG)

Myrian Feldfeber (Universidade de Buenos Aires)

Coordenação: Marcelo Soares Pereira da Silva - PPGED/UFU


14:00

16:30


Mesa Redonda 1

Local: Anfiteatro do Bloco 3Q

Tema: Políticas sociais na América Latina e as relações entre as esferas pública, privada e confessional.

Águeda Bittencourt (UNICAMP)

Evaldo Vieira (UNICAMP)

Coordenação: Maria Vieira Silva (PPGED-UFU)

Mesa Redonda 2

Local: Auditório A do Bloco 3R

Tema: Raça, gênero, etnia: em debate a Lei 10.639/2003, 11.645/2008 e questões de gênero no currículo escolar.

Guimes Rodrigues Filho (NEAB/UFU);

Jorgetânia Ferreira da Silva (INCHIS/ GT Etnia, Gênero e Classe ADUFU)

Luciane Ribeiro Dias Gonçalves (FACIP/UFU)

Coordenação: Karina Klink (FACIP/UFU)


16:30


Café


17:00

19:00


1ª Sessão de Comunicação Oral

Local: Salas e Auditórios do Campus Santa Mônica


19:30

22:00


Mesa Redonda 3

Local: Anfiteatro do Bloco 3Q

Tema: Gestão e cotidiano da escola: quais os sentidos da educação cidadã? Que democratização almejamos?

Daniel Shugurenssky (Arizona State University - USA)

Vera Peroni (UFRGS)

Debatedora: Teise Garcia (USP/Ribeirão Preto)

Coordenação: Lúcia de Fátima Valente (FACIP/UFU)

 

 

 

 

 

20 de Junho – Quinta feira


08:30

11:00


Mesa Redonda 4

Local: Anfiteatro do Bloco 3Q

Tema: A Constituição Federal 25 anos depois: balanços e perspectivas da participação da sociedade civil nas políticas educacionais.

Ivany Pino (CEDES/UNICAMP)

Márcia Ângela Aguiar (ANPAE/UFPE)

Tiago Adão Lara (UFJF)

Coord: Sálua Cecílio (Programa de Mestrado da Univ. de Uberaba)


11:00

12:00


1ª Sessão de Pôsteres e Painéis com Relato de Experiência

Local: Saguão do Bloco 5O


14:00

16:30


Mesa Redonda 5

Local: Anfiteatro do Bloco 3Q

Tema: Epistemologias das Políticas Educacionais.

Cesar Tello (Universidad Nacional de Tres de Febrero - Argentina)

Jefferson Mainardes (FORPRED/UEPG)

Debatedor: Humberto Guido (UFU)

Coordenação: Mara Rúbia Alves Marques (PPGED/UFU)

Mesa Redonda 6

Local: Auditório A do Bloco 3R

Tema: Docência, infância e dignidade: o direito à educação em foco Jadir Sirqueira – Promotor de Justiça/Uberlândia

Elisângela Scaff (UFGD)

Maria Helena Falcão (UFJF)

Debatedora: Maria Dilneia Espíndola (UFMS)

Coordenação: Sarita Medina Silva (FACED/UFU)


16:30


Lançamento de Livros (Praça entre Blocos ‘A’ e ‘G’)

Confraternização com atividades culturais


17:30

19:30


2ª Sessão de Comunicação Oral

Local: Salas e Auditórios do Campus Santa Mônica


19:30

22:00


Mesa Redonda 7

Local: Anfiteatro do Bloco 3Q

Tema: O novo Plano Nacional de Educação (PNE) - Sistema Nacional de Educação, pacto federativo e financiamento da educação em debate.

José Marcelino Pinto (USP)

Lisete Arelaro (USP)

Luiz Fernandes Dourado (UFG)

Coordenadora: Lázara Cristina da Silva

 

 

 

 

21 de Junho – Sexta feira


08:30

11:00


Mesa redonda 8

Local: Anfiteatro do Bloco 3Q

Tema: As atuais políticas educacionais em debate - desafios e necessidades dos sistemas de ensino e das unidades escolares.

Gercina Novais Santana (Secretária Municipal de Educação de Uberlândia)

Wagner Lemos de Rezende (Superintendente Regional de Ensino)

Debatedor: Romualdo Portela Oliveira (USP)

Coordenadora: Valéria Moreira Rezende (FACIP/UFU)

Mesa redonda 9

Local: Auditorio A/B do Bloco 3R

Tema: Redefinições no papel do estado: terceira via, novo desenvolvimentismo e as parcerias público-privadas na educação.

Antonio Olmedo (University of London – UK)

Vera Peroni (UFRGS)

Marina Antunes (FAEFI/GTPE ADUFU)

Coordenação: Úrsula Adelaide de Lélis (UNIMONTES)


11:00

12:00


2ª Sessão de Pôsteres e Painéis com Relato de Experiência

Local: Saguão do Bloco 5O


14:00

14:30


Síntese das Apresentações de Pôsteres e Painéis com Relato de Experiência


14:30

16:00


Conferência de Encerramento

Local: Anfiteatro do Bloco 3Q

Tema: Estado e Governança global: considerações contra a educação excludente

Antoni Verger (Universitat de Barcelona)

Coordenação: Gabriel Humberto Muñoz Palafox (PPGED/UFU)

 

 

 

 

 

 CRONOGRAMA DE APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

  

Categoria Linha Código Título Data apresentação Horário apresentação Local
Comunicação Oral 5 A concepção de educação em John Dewey e suas interlocuções possíveis com o conceito de trabalho em Karl Marx 19/06/2013 de 17h as 19h Anfiteatro da Biblioteca
    A constituição do campo da política educacional no Brasil: notas sobre a periodização 19/06/2013 de 17h as 19h Anfiteatro da Biblioteca
    EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA E CONHECIMENTO TÁCITO NA POLÍTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL: UMA ANÁLISE CRÍTICA 19/06/2013 de 17h as 19h Anfiteatro da Biblioteca
    NORMAS DE COOPERAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO NO BRASIL E O SENTIDO DA POLÍTICA EM HANNAH ARENDT 19/06/2013 de 17h as 19h Anfiteatro da Biblioteca
    O Plano Nacional de Educação (PNE) sob a perspectiva da gestão 19/06/2013 de 17h as 19h Anfiteatro do 3Q
    QUALIFICAÇÃO, AVANÇOS TECNOLÓGICOS E PERDA DE LIMITES: ALGUMAS REFLEXÕES 19/06/2013 de 17h as 19h Anfiteatro da Biblioteca
  1a CONSIDERAÇÕES  SOBRE A POLÍTICA DE INTEGRAÇÃO DAS CRECHES PÚBLICAS NO SISTEMA DE ENSINO DE JUIZ DE FORA-MG 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Anfiteatro da Biblioteca
    CRIANÇA, FAMÍLIA E CRECHE NA PERIFERIA: entre a legalidade e a legitimidade das políticas educacionais para a Educação Infantil 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Anfiteatro da Biblioteca
    DIREITO A EDUCAÇÃO DA CRIANÇA  PEQUENA: DINÂMICAS DE EXCLUSÃO EM MANAUS-AM 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Anfiteatro da Biblioteca
    DOS MARCOS LEGAIS AO DIREITO DA CRIANÇA EM BRINCAR: DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Anfiteatro da Biblioteca
    EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL: criança, família e creche e suas interfaces com as legislações educacionais 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Anfiteatro do 3Q
    GESTÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: formação e  construção de novos saberes 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Anfiteatro da Biblioteca
    O CUIDAR E O EDUCAR NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA: DESCONSTITUINDO MITOS E CONSTITUINDO PERSPECTIVAS.  20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Anfiteatro da Biblioteca
    Organização e Gestão da Educação Infantil em Manaus – uma análise de seus marcos regulatórios.  20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Anfiteatro da Biblioteca
  1b “Qualidade da Educação” da CF/88 ao PDE/2007: base de indicadores de qualidade para o ensino fundamental 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Auditório do 5O-D
    A Gestão do tempo na Escola de tempo integral. 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Auditório do 5O-D
    A GESTÃO PEDAGÓGICA E OS RESULTADOS DAS AVALIÇÕES EXTERNAS NUMA ESCOLA MINEIRA: O ÔNUS DA EFICÁCIA 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Auditório do 5O-D
    A PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: CONTRIBUIÇÕES À QUALIFICAÇÃO DA ESCOLA 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Auditório do 5O-D
    Ambiguidades da Avaliação Externa: qualidade, responsabilização docente e a reestruturação da gestão escolar  20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Auditório do 5O-F
    Análise das condições de oferta das escolas públicas de Ensino Fundamental em Ribeirão Preto sob a perspectiva de equidade 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Auditório do 5O-D
    AS AVALIAÇÕES SISTÊMICAS DA ALFABETIZAÇÃO BRASILEIRA: UMA LEITURA SOB A ÓTICA DA GOVERNAMENTALIDADE  20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Auditório do 5O-D
    Avaliação da educação básica no Brasil no contexto da nova regulação educativa 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Auditório do 5O-E
    AVANÇOS E LIMITES DA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO OESTE CATARINENSE: PRIMEIRAS APRECIAÇÕES 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Auditório do 5O-E
    DA CRIAÇÃO À AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DE ESCOLAS PÚBLICAS: ENTRE A PREVISÃO E A GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Auditório do 5O-E
    EFEITOS DAS POLÍTICAS DE REGULAÇÃO NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E NA QUALIDADE DO ENSINO 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Auditório do 5O-E
    ESCOLA AGENTE DE LETRAMENTO DENTRO DO PODER SILENCIOSO DO ESTADO 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Auditório do 5O-E
    FRACASSO ESCOLAR: FALTA QUALIDADE NO EDUCAR OU NO APRENDER?  20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Auditório do 5O-E
    IDEB DA ESCOLA: A AFERIÇÃO DA QUALIDADE DO ENSINO TEM SIDO REFERENCIAL PARA SE (RE)PENSAR A EDUCAÇÃO MUNICIPAL? 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Auditório do 5O-E
    O Direito fundamental à educação: um estudo comparado entre o ordenamento jurídico educacional do Brasil e de Moçambique 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Auditório do 5O-E
    O meio ambiente na concepção de alunos e professores do ensino fundamental de uma escola municipal de Ituiutaba/MG 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Auditório do 5O-E
    O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO E O COTIDIANO ESCOLAR 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Auditório do 5O-F
    Os Desafios na Implementação da Gestão Democrática na Rede Municipal de Educação de Pirapora: a visão do Conselho Escolar 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Auditório do 5O-F
    POLÍTICA EDUCACIONAL E GESTÃO ESCOLAR DO PROCESSO ALFABETIZADOR  20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Auditório do 5O-F
    POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO: AMPLIAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS NO BRASIL 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Auditório do 5O-D
    Projeto interdisciplinar com gêneros discursivos para o ensino fundamental: uma meta da gestão de projetos pedagógicos e de desempenho escolar acerca de competência em leitura 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Auditório do 5O-F
  1c EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE UBERLÂNDIA: CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Auditório do 5O-F
    Um estudo exploratório das Oficinas de Elaboração de Itens do Ceará. 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Auditório do 5O-F
  1d A INFLUÊNCIA DO PROLER, COMO UMA POLÍTICA PÚBLICA DE INCENTIVO A LEITURA, NOS RESULTADOS DO IDEB DAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE UBERABA 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Auditório do 5O-G
    As Avaliações Externas dentro do Modelo Neoliberal: o caso do SARESP 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Auditório do 5O-G
    As orientações políticas para implementação da Avaliação Formativa na Educação Básica: o que dizem os documentos oficiais da Educação Infantil e do Ensino Fundamental?  20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Auditório do 5O-G
    AVALIAÇÕES EXTERNAS E SUAS IMPLICAÇÕES NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO ESCOLAR 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Auditório do 5O-G
    CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA: estudo sobre os referenciais curriculares nacionais de educação infantil  20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Auditório do 5O-G
    EMPREENDEDORISMO COMO FORTE ALIADO ESTRATÉGICO A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA:PERSPECTIVAS E DESAFIOS PARA A MUDANÇA DE PARADIGMACULTURAL 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Auditório do 5O-G
    METODOLOGIA DO ENSINO DA DANÇA: POLÍTICAS, PLANEJAMENTO E ARTICULAÇÃO ENTRE CONTEÚDOS, OBJETIVOS E AVALIAÇÃO EM DANÇA NO CONTEXTO ESCOLAR 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Auditório do 5O-G
    O LIVRO DIDÁTICO E SUAS POLÍTICAS: TRAGETÓRIA HISTÓRICA, MARCOS LEGAIS CONTEMPORÂNEOS 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Auditório do 5O-G
    O número na educação infantil: implicações pedagógicas e o papel do professor 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Auditório do 5O-H
    O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS E A REALIDADE DA SALA DE AULA: o que muda nas práticas pedagógicas e na avaliação da aprendizagem?  20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Auditório do 5O-H
    PERSPECTIVAS EPISTEMOLÓGICAS PRESENTES NA CONCEPÇÃO DA AVALIAÇÃO FORMATIVA. 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Auditório do 5O-H
    PESQUISANDO O PROCESSO DE ENTURMAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: APONTAMENTOS PARA O CURRICULO 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Auditório do 5O-H
  1e As políticas de financiamento e a relação público/privado na oferta da Educação Infantil no Brasil pós LDB/1996 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Anfiteatro do 5R
    ENSINO PRIMÁRIO GOIANO: AS RELAÇÕES ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Anfiteatro do 5R
    OS MECANISMOS GERENCIAIS NA EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA. 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Anfiteatro do 5R
    Parcerias na oferta de educação infantil: o que cabe ao Estado? 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Anfiteatro do 5R
    Parcerias público-privadas no ensino fundamental e na educação infantil: implicações na gestão da escola pública e no trabalho docente 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Anfiteatro do 5R
    REFORMAS EDUCACIONAIS NOS ANOS 1990: REFLEXOS PARA AS POLÍTICAS DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Anfiteatro do 5R
    Reorganização do Capital e Capitalismo Dependente na Educação Profissional no Rio de Janeiro  20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Anfiteatro do 5R
    SISTEMA PRIVADO DE ENSINO E QUALIDADE EM EDUCAÇÃO: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL PAULISTA 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Anfiteatro do 5R
  1f A GESTÃO TÉCNICO-FINANCEIRA DO PAR NOS SISTEMAS EDUCATIVOS MUNICIPAIS NO ESPÍRITO SANTO 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Anfiteatro do 3Q
    A Influência do Banco Mundial nas Políticas Públicas Educacionais no Brasil nos anos 1990 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Anfiteatro do 3Q
    A REFORMA DO ESTADO BRASILEIRO E A DESCENTRALIZAÇÃO: IMPLICAÇÕES NO FEDERALISMO FISCAL NOS ESTADOS E MUNICÍPIOS. 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Anfiteatro do 3Q
    CARREIRA, SALÁRIO E CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE: OS EFEITOS DO FUNDEB NA POLÍTICA DE VALORIZAÇÃO DOS PROFESSORES EM DOIS MUNICÍPIOS PARAENSE. 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Anfiteatro do 3Q
    CONTEXTO DA POLÍTICA DE FUNDOS CONTÁBEIS: EM CENA O FINANCIAMENTO NO ÂMBITO MUNICIPAL DE JUIZ DE FORA  20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Anfiteatro do 3Q
    FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS GARANTIA DA QUALIDADE DE ENSINO NA EJA? 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Anfiteatro do 3Q
    O Papel Regulador do PDE-Escola nas escolas municipais: projetos de ampliação da participação dos pais e comunidade – Uberlândia (2008 – 2011) 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Anfiteatro do 3Q
  1g "Abrindo espaços" no Projeto Escola Viva, Comunidade Ativa. 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Auditório do 5O-A
    A Educação Infantil no Plano Nacional de Educação 2001-2010 e no Projeto de Lei 8.035/2010 Plano Nacional de Educação 2011-2020: avanços e/ou permanências   20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Auditório do 5O-A
    A GESTÃO EDUCACIONAL EM MUNICÍPIOS AMAPAENSES: diagnóstico dos Planos de Ações Articuladas  20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Auditório do 5O-A
    A MERCANTILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DAS REFORMAS EDUCACIONAIS DOS ANOS 90 E SEUS DESDOBRAMENTOS NA POLÍTICA EDUCACIONAL DO ESTADO DE SÃO PAULO: REFLEXÕES EM DEFESA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA. 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Auditório do 5O-A
    A POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA RECENTE: os desafios da gestão educacional 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Auditório do 5O-A
    A POLÍTICA EDUCACIONAL DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS. 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Auditório do 5O-A
    As dinâmicas culturais do trabalho e o papel dos sistemas de ensino: uma análise sobre a reformulação curricular do ensino médio no estado de Goiás 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Auditório do 5O-A
    AS NOVAS CONFIGURAÇÕES DO ESTADO: políticas públicas educacionais em foco 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Auditório do 5O-A
    AS POLÍTICAS DE PROGRESSÃO CONTINUADA E A DEFESA DA REPROVAÇÃO: O QUE DIZEM OS ALUNOS E ALUNAS DAS ECOLAS PÚBLICAS. 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Auditório do 5O-B
    DIREITO À EDUCAÇÃO: ESTUDO COMPARADO ENTRE A LEGISLAÇÃO DO BRASIL E DE ANGOLA 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Auditório do 5O-B
    DISPOSITIVOS E PRÁTICAS DE PODER NOS DOCUMENTOS OFICIAIS MUNICIPAIS DA EDUCAÇÃO EM UBERABA (MG) 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Auditório do 5O-B
    EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Auditório do 5O-B
    EL MODELO ACTUAL DE FORMACIÓN INICIAL DEL PROFESORADO EN ESPAÑA: EL MÁSTER EN EDUCACIÓN SECUNDARIA 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Auditório do 5O-B
    Estado e política educacional: uma experiência sobre a constituição de Sistema Nacional de Educação em Moçambique 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Auditório do 5O-B
    GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO NOS PAÍSES MEMBROS DO MERCOSUL 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Auditório do 5O-B
    GLOBALIZAÇÃO E NEOLIBERALISMO: ALGUMAS IMPLICAÇÕES NO CONTEXTO EDUCACIONAL 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Auditório do 5O-B
    Lazer e Educação: analisando concepções no Programa Escola Integrada do município de Belo Horizonte  20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Auditório do 5O-C
    LEI DE RESPONSABILIDADE EDUCACIONAL E ATUAÇÃO DO MOVIMENTO “TODOS PELA EDUCAÇÃO” 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Auditório do 5O-C
    O Compromisso Educação para Todos: Inserção em Municípios Brasileiros 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Auditório do 5O-B
    O Currículo Oficial na rede estadual paulista: administração gerencial e a proposta de padronização do trabalho pedagógico 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Auditório do 5O-C
    O ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS E A ORGANIZAÇÃO CURRICULAR PARA OS ANOS INICIAIS NO MATO GROSSO DO SUL 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Auditório do 5O-C
    O FEDERALISMO NO SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO BRASILEIRO E O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Auditório do 5O-C
    O GERENCIALISMO NA PRÁTICA DO ADMINISTRADOR DA ESCOLA PÚBLICA 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Auditório do 5O-C
    O PLANO DE METAS “COMPROMISSO TODOS PELA EDUCAÇÃO”: DESDOBRAMENTOS NA RELAÇÃO ENTRE OS ENTES FEDERADOS E NA GESTÃO EDUCACIONAL LOCAL 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Auditório do 5O-C
    O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Auditório do 5O-C
    OS OBJETOS EDUCACIONAIS E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Auditório do 5O-D
    POLÍTICA DE DESCENTRALIZAÇÃO VIA MUNICIPALIZAÇÃO:  CENTRALIDADE NA  EDUCAÇÃO PÚBLICA DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL (1991-2002) 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Auditório do 5O-H
    POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL NO PERÍODO DE 1990-2012. 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Auditório do 5O-H
    POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCACIÓN EN LA FORMACIÓN DOCENTE PARA EL PROUCA 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Auditório do 5O-H
    RECONFIGURAÇÕES DO ESTADO E  RESTRUTURAÇÃO NAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS  20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Bloco 5S - Sala 204
    Reforma do Estado e o desafio da coordenação federativa na política de educação. 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Bloco 5S - Sala 204
    REFORMA DO ESTADO E POLÍTICA EDUCACIONAL: O PROJETO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM M.G. 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Bloco 5S - Sala 204
    SISTEMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PONTE ALTA DO TOCANTINIS – DESAFIOS DA EXPERIÊNCIA DE INSTITUCIONALIZAÇÃO 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Bloco 5S - Sala 204
    TEORIAS DA GESTÃO E REFORMA EDUCATIVA NO CEARÁ (1995-2006): DESCENTRALIZAÇÃO E GESTÃO POR RESULTADOS 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Bloco 5S - Sala 204
    Trabalho docente e gestão escolar: realidades e perspectivas atuais no Brasil e França 19/06/2013 de 17h as 19h Auditório do 5O-A
    TRES GOVERNOS, CINCO PROGRAMAS DE GESTÃO EDUCACIONAL IMPLEMENTADOS NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL: UM RESGATE HISTÓRICO   20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Bloco 5S - Sala 204
  2a A educação superior na fronteira Brasil-Paraguai: efeitos (in) esperados da política supranacional 19/06/2013 de 17h as 19h Auditório do 5O-A
    A formação docente e a gestão de Ambientes Virtuais de Aprendizagem no processo de ensinar e aprender matemática. 19/06/2013 de 17h as 19h Auditório do 5O-A
    A integração regional do Mercosul e as influências europeias nas políticas de integração do ensino superior: o PMM em destaque 19/06/2013 de 17h as 19h Auditório do 5O-A
    A JUDICIALIZAÇÃO DA POLÍTICA E DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL E A QUESTÃO DA AUTONOMIA. 19/06/2013 de 17h as 19h Auditório do 5O-A
    Autonomia ou Heteronomia? Os descaminhos da Universidade Pública frente à condição dependente subalterna da economia brasileira 19/06/2013 de 17h as 19h Auditório do 5O-A
    AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: MECANISMO DE MEDIAÇÃO ENTRE A GESTÃO E O PLANEJAMENTO 19/06/2013 de 17h as 19h Auditório do 5O-A
    Configuração da docência online no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB): o papel dos professores 19/06/2013 de 17h as 19h Auditório do 5O-A
    DEMOCRATIZAÇÃO NO CONTEXTO DA EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR 19/06/2013 de 17h as 19h Auditório do 5O-A
    Desenvolvimento Profissional Docente e a Autoavaliação Institucional: interlocuções necessárias no Ensino Superior 19/06/2013 de 17h as 19h Auditório do 5O-B
    Docência universitária: desafios, impasses e mal-estar 19/06/2013 de 17h as 19h Auditório do 5O-B
    GESTÃO DA AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR E A CONCEPÇÃO DO ALUNO DE GRADUAÇÃO ACERCA DA IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 19/06/2013 de 17h as 19h Auditório do 5O-C
    GESTÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA ATRAVÉS DOS PLANOS NACIONAIS: ENCRUZILHADAS “REGULATÓRIAS” 19/06/2013 de 17h as 19h Auditório do 5O-B
    Implementação dos Projetos Integrados de Práticas Educativas (PIPEs) na Universidade Federal de Uberlândia: uma avaliação dos objetivos propostos nos PIPEs 3 e 5 do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas 19/06/2013 de 17h as 19h Auditório do 5O-B
    O ENSINO SUPERIOR E A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: Aproximações e Contrapontos 19/06/2013 de 17h as 19h Auditório do 5O-B
    Pesquisas e produções em Didática em três Programas de Pós-Graduação em Educação  19/06/2013 de 17h as 19h Auditório do 5O-B
    POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR & FORMAÇÃO CONTINUADA NO BRASIL: um estudo sobre a gestão escolar - compassos e descompassos  19/06/2013 de 17h as 19h Auditório do 5O-B
    Práticas avaliativas em curso de pós graduação a distância 19/06/2013 de 17h as 19h Auditório do 5O-B
  2b A Formação Profissional ao longo da História Brasileira e as perspectivas da juventude com o Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio 19/06/2013 de 17h as 19h Auditório do 5O-C
    NOVAS EXIGÊNCIAS NA FORMAÇÃO DO GESTOR: uma reflexão sobre uma educação profissional para além do capital 19/06/2013 de 17h as 19h Auditório do 5O-C
  2c A Relação Universidade Pública & Setor Produtivo na América Latina: mais impasses do que possibilidades. 19/06/2013 de 17h as 19h Anfiteatro do 3Q
    EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR NO GOVERNO FHC 19/06/2013 de 17h as 19h Anfiteatro do 3Q
    INVESTIGAÇÃO COMPARADA EM EDUCAÇÃO: ASPECTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS 19/06/2013 de 17h as 19h Anfiteatro da Biblioteca
    O POTENCIAL OPRESSOR DA EXPANSÃO: UMA ANÁLISE DO SISTEMA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRO 19/06/2013 de 17h as 19h Anfiteatro do 3Q
    POLÍTICAS DE EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR NA ESFERA PÚBLICA E PRIVADA 19/06/2013 de 17h as 19h Anfiteatro do 3Q
    POLÍTICAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO: O CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA – IVINHEMA – MS 19/06/2013 de 17h as 19h Anfiteatro do 3Q
    REVALIDAÇÃO DE TÍTULOS DE PÓS-GRADUAÇÃO NA MODALIDADE DE MESTRADO E DOUTORADO ORIUNDOS DOS PAÍSES MEMBROS DO MERCOSUL COM BASE NO DECRETO PRESIDENCIAL DE Nª 5.518/2005: Algumas Considerações 19/06/2013 de 17h as 19h Anfiteatro do 3Q
    TÃO DISTANTE, MAS TÃO PERTO: A PROBLEMÁTICA DA PARTICIPAÇÃO E A GESTÃO DA POBREZA NA ESCOLA 19/06/2013 de 17h as 19h Anfiteatro do 3Q
  2d O novo perfil do bibliotecário frente às demandas dos programas em educação a  Distância (EAD) nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF’s) 19/06/2013 de 17h as 19h Auditório do 5O-C
    POR UMA POLÍTICA PRIVADA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: O CASO DO PROGRAMA EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR DO SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA DO ESTADO DO CEARÁ 19/06/2013 de 17h as 19h Auditório do 5O-C
  2e A RELAÇÃO DAS POLÍTICAS DE FINANCIAMENTO COM O DESEMPENHO DAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. 19/06/2013 de 17h as 19h Auditório do 5O-C
    Programa de Assistência Estudantil: Avaliação e Reflexão das Políticas Públicas de Financiamento no Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM 19/06/2013 de 17h as 19h Auditório do 5O-C
    PROUNI: Análise de uma Política de Inclusão do Ensino Superior no Sul de Minas Gerais 19/06/2013 de 17h as 19h Auditório do 5O-C
  2f A CERTIFICAÇÃO ESCOLAR SEGUNDO PIERRE BOURDIEU: A EDUCAÇÃO SUPERIOR E A CONTRADIÇÃO DA LEGITIMAÇÃO PROFISSIONAL 19/06/2013 de 17h as 19h Auditório do 5O-D
    A EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR FEDERAL NO TRIÂNGULO MINEIRO: a UFU e a UFTM em questão. 19/06/2013 de 17h as 19h Auditório do 5O-D
    A FORMAÇÃO DOCENTE E A EXPANSÃO DE VAGAS NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO TRIÂNGULO 19/06/2013 de 17h as 19h Auditório do 5O-D
    A Reforma Universitária e suas implicações na construção coletiva dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação da UFTM: os desafios do NuDE nesse cenário 19/06/2013 de 17h as 19h Auditório do 5O-D
    DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR: aparência e essência do REUNI 19/06/2013 de 17h as 19h Auditório do 5O-D
    Ensino, Pesquisa e Extensão na Universidade: uma reflexão necessária  19/06/2013 de 17h as 19h Auditório do 5O-D
    Expansão do Ensino Superior Brasileiro: estudo da organização das leis de diretrizes e bases LDB 4.024/61 e LDB 9.394/96 e seus contextos políticos. 19/06/2013 de 17h as 19h Auditório do 5O-E
    Mobilidade e empregabilidade como fios condutores do processo de Bolonha: um novo cenário para a educação superior? 19/06/2013 de 17h as 19h Auditório do 5O-D
    O PNE E AS POLÍTICAS PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR 19/06/2013 de 17h as 19h Auditório do 5O-D
    Políticas de Educação Superior e Responsabilidade Social: uma análise do curso de formação de lideranças e gestores sociais da Universidade do Planalto Catarinense – uma proposta de extensão cidadã 19/06/2013 de 17h as 19h Auditório do 5O-E
    POLÍTICAS DE EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL PÓS-LDB 19/06/2013 de 17h as 19h Auditório do 5O-E
    Políticas educacionais para a educação superior: uma análise sobre a docência universitária 19/06/2013 de 17h as 19h Auditório do 5O-E
    Políticas Institucionais de Desenvolvimento Docente: o professor ingressante nas ciências exatas  19/06/2013 de 17h as 19h Auditório do 5O-E
    POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR VOLTADAS À FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE DOCENTES BACHARÉIS 19/06/2013 de 17h as 19h Auditório do 5O-E
    PROJETO TUNING AMERICA LATINA NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS: CARACTERÍSTICAS E ÂMBITOS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO 19/06/2013 de 17h as 19h Auditório do 5O-E
    REFLEXÕES SOBRE OS INDICADORES DO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO ENEM NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS  19/06/2013 de 17h as 19h Auditório do 5O-E
    UNIVERSALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: CONTRAPONTOS E POSSIBILIDADES 19/06/2013 de 17h as 19h Auditório do 5O-E
  2g A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL BÁSICA EM DEBATE: entre proposições e ações dos Ministérios da Educação e do Trabalho e Emprego 19/06/2013 de 17h as 19h Auditório do 5O-F
    A Importância da Educação Profissional e Tecnológica no Processo de Desenvolvimento da Região do Araguaia em Mato Grosso  19/06/2013 de 17h as 19h Auditório do 5O-F
    A Reforma na Rede Federal de Educação Profissional e as Despesas com a Nova Estrutura 19/06/2013 de 17h as 19h Auditório do 5O-F
    A REVALORIZAÇÃO DO ENSINO TÉCNICO NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS NEOLIBERAIS NO BRASIL 19/06/2013 de 17h as 19h Auditório do 5O-F
    A TRAJETÓRIA NORMATIVA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO: reformas da legislação da LDB 9394/96 às alterações da Lei 11.741/2008 19/06/2013 de 17h as 19h Auditório do 5O-F
    AS POLÍTICAS CURRICULARES DA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA NO BRASIL: os cursos superiores de tecnologia da LDB 4024/61 à LDB 9394/96 19/06/2013 de 17h as 19h Auditório do 5O-F
    AS REFORMAS RECENTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: RUPTURA OU CONTINUIDADE 19/06/2013 de 17h as 19h Auditório do 5O-F
    O ENSINO PROFISSIONALIZANTE NO BRASIL E A EXPANSÃO DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA 19/06/2013 de 17h as 19h Auditório do 5O-F
    OS MEANDROS HISTÓRICOS DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL 19/06/2013 de 17h as 19h Auditório do 5O-F
  3a ATENDIMENTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BELO HORIZONTE EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES: o caso da regional Noroeste 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Auditório do 5O-F
    COTIDIANO E SABERES DOCENTES: DISCUSSÕES TEÓRICO-CONCEITUAIS SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Auditório do 5O-F
    EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM UBERLÂNDIA (1940-1985) 19/06/2013 de 17h as 19h Auditório do 5O-G
    Educação de Jovens e Adultos na Penitenciária de Uberaba: limites e possibilidades 19/06/2013 de 17h as 19h Auditório do 5O-G
    O Projeto Soldado Cidadão e o Serviço Militar Inicial: o formal e o não formal na formação profissional do jovem 19/06/2013 de 17h as 19h Auditório do 5O-G
    O TRABALHO PSICOPEDAGÓGICO E AS POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 19/06/2013 de 17h as 19h Auditório do 5O-G
    OS PROGRAMAS GOVERNAMENTAIS PARA A INCLUSÃO SOCIAL DE JOVENS NO BRASIL: formar para a empregabilidade ou conformar na precariedade? 19/06/2013 de 17h as 19h Auditório do 5O-G
    Reflexo das Políticas Públicas de Educação de Jovens e Adultos nas Pesquisas na Região Metropolitana de Belo Horizonte 19/06/2013 de 17h as 19h Auditório do 5O-G
    TRAJETÓRIA DAS CONFINTEAS E SUA INFLUÊNCIA NAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL 19/06/2013 de 17h as 19h Auditório do 5O-G
  3b A ESCOLARIZAÇÃO DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN NO ENSINO REGULAR - O CURRÍCULO E A AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA 19/06/2013 de 17h as 19h Auditório do 5O-G
    A formação continuada como estratégia de construção e fortalecimento da inclusão escolar na rede de ensino paulistana 19/06/2013 de 17h as 19h Auditório do 5O-H
    ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA DAS ESCOLAS DA REDE REGULAR DE ENSINO DE CATALÃO-GO PARA ACESSO E PERMANÊNCIA DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA 19/06/2013 de 17h as 19h Auditório do 5O-H
    ACESSIBILIDADE DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS E PORTUGUESAS 19/06/2013 de 17h as 19h Auditório do 5O-H
    IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A DISTÂNCIA ENTRE O LEGAL E O REAL NO ESTADO DE ALAGOAS. 19/06/2013 de 17h as 19h Auditório do 5O-H
    INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR – AS DIFICULDADES ENCONTRADAS 19/06/2013 de 17h as 19h Auditório do 5O-H
    LEITURA E ESCRITA NAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS 19/06/2013 de 17h as 19h Bloco 5S - Sala 205
    O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO PROCESSO DE INCLUSÃO: EXPERIÊNCIAS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL 19/06/2013 de 17h as 19h Auditório do 5O-H
    O ENSINO DE LIBRAS NO CURSO DE PEDAGOGIA 19/06/2013 de 17h as 19h Auditório do 5O-H
    OS PARADIGMAS DA INTEGRAÇÃO E DA INCLUSÃO ESCOLAR: UM OLHAR SOBRE AS “DIFERENÇAS 19/06/2013 de 17h as 19h Auditório do 5O-H
    Planejamento da política para a educação especial nos Planos de Ações Articuladas (PAR) de municípios sul-mato-grossenses  19/06/2013 de 17h as 19h Bloco 5S - Sala 204
    PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) E A FORMAÇÃO DOCENTE: desafios e implicações em redes e instituições de ensino na região do Triângulo Mineiro para a construção de uma educação inclusiva 19/06/2013 de 17h as 19h Bloco 5S - Sala 204
    Plano Institucional de Desenvolvimento e Expansão (PIDE) da Universidade Federal de Uberlândia, MG (UFU): Contribuições para uma Universidade Inclusiva. 19/06/2013 de 17h as 19h Bloco 5S - Sala 204
    POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NAS ESCOLAS INDÍGENAS DE DOURADOS/MS: IMPACTOS E DESAFIOS 19/06/2013 de 17h as 19h Bloco 5S - Sala 204
    POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: EM FOCO A POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A OBRIGATORIEDADE DA OFERTA DO AEE 19/06/2013 de 17h as 19h Bloco 5S - Sala 204
    POLITICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA  ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO  DE ALUNOS SURDOS 19/06/2013 de 17h as 19h Bloco 5S - Sala 204
    Políticas de Inclusão Educacional no Ensino Superior: em foco as contribuições da Psicologia Escolar 19/06/2013 de 17h as 19h Bloco 5S - Sala 204
    POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO ESPECIAL: o trabalho colaborativo na  inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual na rede pública municipal de ensino regular 19/06/2013 de 17h as 19h Bloco 5S - Sala 204
    PROGRAMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DIREITO À DIVERSIDADE NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NO GOVERNO LULA 19/06/2013 de 17h as 19h Bloco 5S - Sala 205
    RELAÇÕES ENTRE A SURDEZ E O MERCADO DE TRABALHO: ENTRE O IMAGINÁRIO SOCIAL E OS DIREITOS LEGAIS 19/06/2013 de 17h as 19h Bloco 5S - Sala 205
  3c A IMPORTÂNCIA DA ANTROPOLOGIA PARA A COMPREENSÃO DOS PROBLEMAS DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO NO BRASIL PELOS GRUPOS SOCIAIS DESFAVORECIDOS. 19/06/2013 de 17h as 19h Bloco 5S - Sala 205
    ALUNO (A)S NEGRO (A)S NA FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL (FACIP/UFU): identidade em construção. 19/06/2013 de 17h as 19h Bloco 5S - Sala 205
    ALUNOS NEGROS NO ENSINO SUPERIOR: ESTRATÉGIAS DESENVOLVIDAS PARA OBTER SUCESSO ACADÊMICO E ENFRENTAR O RACISMO NO MERCADO DE TRABALHO. 19/06/2013 de 17h as 19h Bloco 5S - Sala 205
    OBRIGATORIEDADE DO ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA DOS POVOS INDIGENAS: DUAS DIFICULDADES 19/06/2013 de 17h as 19h Bloco 5S - Sala 205
    POLÍTICAS PÚBLICAS, RAÇA E RELIGIÃO NO SISTEMA DE ENSINO EM JUAZEIRO DO NORTE 19/06/2013 de 17h as 19h Bloco 5S - Sala 205
    TENDÊNCIAS E DESAFIOS DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR INDÍGENA 19/06/2013 de 17h as 19h Bloco 5S - Sala 205
  3d CONCEPÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS: O QUE ESSAS ABORDAGENS TÊM A DIZER ÀS POLÍTICAS EDUCACIONAIS? 19/06/2013 de 17h as 19h Bloco 5S - Sala 206
    DESVELANDO OS ENTENDIMENTOS DE CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE NAS PROPOSTAS CURRICULARES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL   19/06/2013 de 17h as 19h Bloco 5S - Sala 206
    DIFERENÇAS DE GÊNERO NO COTIDIANO ESCOLAR E A COEDUCAÇÃO COMO POLÍTICA PÚBLICA 19/06/2013 de 17h as 19h Bloco 5S - Sala 206
    FORMAÇÃO CONTINUADA EM GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA 19/06/2013 de 17h as 19h Bloco 5S - Sala 206
  3e AUTONOMIA E PARTICIPAÇÃO NAS PRÁTICAS DE GESTÃO ESCOLAR NUMA ESCOLA DO CAMPO 19/06/2013 de 17h as 19h Bloco 5S - Sala 206
    HISTÓRIA DE UMA PESQUISA NO MEIO RURAL, PERIPÉCIAS NAS PRÁTICAS DOCENTES 19/06/2013 de 17h as 19h Bloco 5S - Sala 206
    O PROGRAMA ESCOLA ATIVA NO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO DE ITUIUTABA/MG (2006-2009) 19/06/2013 de 17h as 19h Bloco 5S - Sala 300
    POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CAMPO: O INCRA/PRONERA COMO DELIBERANTE DA FORMAÇÃO 19/06/2013 de 17h as 19h Bloco 5S - Sala 206
    UNIVERSIDADE PÚBLICA E MOVIMENTOS SOCIAIS DO CAMPO: O DESAFIO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A MUDANÇA SOCIAL 19/06/2013 de 17h as 19h Bloco 5S - Sala 206
  3f A COMUNIDADE ENQUANTO LUGAR PRIVILEGIADO DA AÇÃO SOCIOEDUCADUCATIVA 19/06/2013 de 17h as 19h Bloco 5S - Sala 300
    A EDUCAÇÃO ENQUANTO DIREITO FUNDAMENTAL SOCIAL 19/06/2013 de 17h as 19h Bloco 5S - Sala 301
    A RELAÇAO ENTRE EDUCAÇÃO E CIDADANIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ALGUNS ELEMENTOS DE REFLEXÃO 19/06/2013 de 17h as 19h Bloco 5S - Sala 300
    BIBLIOTECAS E SALAS DE INFORMÁTICA: uma análise em escolas municipais do Maciço de Baturité/CE 19/06/2013 de 17h as 19h Bloco 5S - Sala 300
    EDUCAÇÃO  AMBIENTAL NA PRÁTICA DOCENTE DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS EM MIRACEMA DO TOCANTINS - TO. 19/06/2013 de 17h as 19h Bloco 5S - Sala 300
    EDUCAÇÃO E CIDADANIA ENQUANTO VALOR ECONÔMICO 19/06/2013 de 17h as 19h Bloco 5S - Sala 300
    EDUCAÇÃO E DESIGUALDADE SOCIAL NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL NA PRIMEIRA DÉCADA DO SÉCULO XXI (2000-2010) 19/06/2013 de 17h as 19h Bloco 5S - Sala 300
    EDUCAR PARA LA DEMOCRACIA DESDE LA PERSPECTIVA DE MARTHA NUSSBAUM 19/06/2013 de 17h as 19h Bloco 5S - Sala 300
    Escola e Programas de alimentação governamentais no Brasil: historicizando caminhos e propondo perspectivas analíticas 19/06/2013 de 17h as 19h Bloco 5S - Sala 301
    Formação de professores, para uma educação das relações etnicorracial e o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira, no ensino fundamental. 19/06/2013 de 17h as 19h Bloco 5S - Sala 301
    Leitura e letramento: mecanismos interligados em práticas escolares e políticas educacionais 19/06/2013 de 17h as 19h Bloco 5S - Sala 301
    O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA NO CONTEXTO DA INCLUSÃO SOCIAL: SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA 19/06/2013 de 17h as 19h Bloco 5S - Sala 301
    Política, educação, cidadania e cinema: a produção cinematográfica de Mazzaropi e sua contribuição para análise da Educação Brasileira 19/06/2013 de 17h as 19h Bloco 5S - Sala 301
    PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA: implicações no cenário educacional do Maciço de Baturité/CE 19/06/2013 de 17h as 19h Bloco 5S - Sala 301
  4a A pesquisa sobre avaliação de desempenho docente a partir da  abordagem do ciclo de políticas: estudos sobre a Promoção por Mérito 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Bloco 5S - Sala 204
    Curso de Biologia na modalidade a distância: em foco o desenvolvimento do estágio supervisionado 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Bloco 5S - Sala 204
    Formação de professores para a educação básica: os embates no campo das políticas públicas  20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Bloco 5S - Sala 204
    SABERES DOCENTES E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE A PARTIR DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Bloco 5S - Sala 205
  4b A CONSTRUÇÃO DA NOVA IDENTIDADE DO PROFESSOR NO CONTEXTO DA ERA TECNOLÓGICA: PERSPECTIVAS E DESAFIOS 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Bloco 5S - Sala 205
    A GESTÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DE SÃO PAULO: NOVOS PROJETOS, VELHAS PRÁTICAS 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Bloco 5S - Sala 205
    A intensificação do Trabalho Docente na Rede Estadual de Minas Gerais 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Bloco 5S - Sala 205
    A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO, TRABALHO E DOCENTE NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO: A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Bloco 5S - Sala 205
    As condições do trabalho docente no estado de São Paulo 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Bloco 5S - Sala 205
    AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E SEU IMPACTO NAS CONDIÇÕES DE TRABALHO DAS PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Bloco 5S - Sala 205
    Da Lei 15.293/2004 à Lei 19.837/2011: A trajetória da descaracterização do Plano de Carreiras dos Profissionais da Educação Básica de Minas Gerais. 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Bloco 5S - Sala 205
    Gestão escolar e trabalho docente no Brasil: entre a autonomia e o controle 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Bloco 5S - Sala 205
    IMPACTOS DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES EM UBERABA – MG 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Bloco 5S - Sala 206
    O COMPLEXO PROCESSO DE PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE EM MINAS GERAIS 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Bloco 5S - Sala 206
    O Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) como política de formação inicial e continuada de professores: um estudo de caso no Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Bloco 5S - Sala 206
    OS SENTIDOS DO TRABALHO DOCENTE NA SOCIEDADE CAPITALISTA CONTEMPORÂNEA 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Bloco 5S - Sala 206
    POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE ALFABETIZADORES: BASES LEGAIS E DOCUMENTAIS DAS INICIATIVAS GOVERNAMENTAIS DE 2003 A 2006 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Bloco 5S - Sala 206
    Políticas púbicas em educação e mal-estar docente: possíveis causas conjunturais para o mal-estar na educação 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Bloco 5S - Sala 206
    Remuneração como política de valorização dos profissionais do magistério a partir do Fundef e do Fundeb (1996-2010) na rede municipal de ensino de Natal/RN 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Bloco 5S - Sala 206
  4c A Educação Infantil e seus desafios: uma discussão histórica e política 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Bloco 5S - Sala 206
    A POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ENTRE A ALTERIDADE E A AUSÊNCIA DE POLÍTICA 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Bloco 5S - Sala 206
    A POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SEUS DESDOBRAMENTOS EM MINAS GERAIS: 2009-2012 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Bloco 5S - Sala 300
    ANTECENDES DA ATUAL POLÍTICA DE ESTADO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Bloco 5S - Sala 300
    Formação de Professores, Educação a Distância e Educação Especial, a constatação polêmica no relato de uma experiência em Goiás. 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Bloco 5S - Sala 301
    INICIATIVAS MUNICIPAIS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: UM OLHAR A PARTIR DO PROJETO TRILHAS 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Bloco 5S - Sala 300
    O IMPACTO DO PROGRAMA PRÓ-LETRAMENTO DE MATEMÁTICA NO MUNICÍPIO DE RIO VERDE-GO 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Bloco 5S - Sala 300
    O papel da gestão escolar na coordenação da proposta curricular: ainda um desafio 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Bloco 5S - Sala 300
    O PIBID - Políticas de formação inicial e continuada dos professores da Educação Básica 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Bloco 5S - Sala 300
    POLÍTICAS DE  FORMAÇÃO DOCENTE  NA PERSPECTIVA  DA EDUCAÇÃO  INCLUSIVA 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Bloco 5S - Sala 300
    POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO DE SURDOS: EM FOCO AS CONCEPÇÕES DE PARTICIPANTES DO CURSO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA ALUNOS SURDOS 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Bloco 5S - Sala 300
    POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: EM FOCO O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E SUA INTERFACE COM A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Bloco 5S - Sala 301
    POLÍTICAS DE FORMAÇÃO INICIAL: EM FOCO O PIBID E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL NO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACIP – UFU 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Bloco 5S - Sala 301
    POLÍTICAS E REPRESENTAÇÕES DOS PARTICIPANTES DO CURSO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA ALUNOS SURDOS SOBRE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Bloco 5S - Sala 301
    POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A Formação de Professores em questão 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Bloco 5S - Sala 301
    POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE PARA AS TICs  20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Bloco 5S - Sala 301
    PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O APRENDIZADO DAS PRIMEIRAS LETRAS 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Bloco 5S - Sala 301
    Professores de Biologia: formação inicial e relação com o contexto educacional a partir de suas histórias de vida (Uberlândia/MG, 1970-1980) 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Bloco 5S - Sala 301
    Relação Trabalho, Educação e Formação Docente contidos no PDE 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Bloco 5S - Sala 301
    REUNIÕES DE DIÁLOGO: UM CAMINHO PARA A EDUCAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA 20/06/2013 de 17h30min as 19h30min Bloco 5S - Sala 300
Pôster 5 ENSINO MÉDIO E OS SEUS DISPOSITIVOS LEGAIS EM ÂMBITO NACIONAL  21/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
  1a A EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE NITERÓI/RJ. 20/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
  1b A AVALIAÇÃO SISTÊMICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: A PROVA BRASIL NA ÓTICA DE PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE JUIZ DE FORA.  20/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
    RELAÇÕES CONTRADITÓRIAS ENTRE AUTONOMIA E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DE ESCOLAS PÚBLICAS: UMA PESQUISA EM ANDAMENTO 20/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
  1c A redação enquanto avaliação no contexto educacional brasileiro 20/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
  1d A música enquanto conteúdo curricular na educação básica 20/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
    DIFERENTES ESTRATÉGIAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM:  ALFABETIZAÇÃO - UM PROCESSO CONSTANTE. 20/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
    O AMBIENTE E OS SENTIDOS COMO AUXILIAR NA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA DE 0 A 5 ANOS 20/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
  1e Escolas Filantrópicas 20/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
  1f O Programa Mais Educação: sua dinâmica, seus impasses e perspectivas na melhoria da qualidade da educação, no município de Ituiutaba – MG 20/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
  1g “TABAGISMO, NÃO ACENDA ESSA IDEIA”, UMA AÇÃO EDUCATIVA COMO MEDIAÇÃO NA PREVENÇÃO E AO COMBATE DO TABAGISMO, PARA ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA ATRAVÉS DO SUBPROJETO CIÊNCIA EM REDE, PIBID/CAPES. 20/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
    As dimensões da gestão escolar no PAR e no PDE-Escola: aproximações e distanciamentos da gestão democrática da educação 20/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
    Globalização: a educação do século XXI e a importância do projeto de lei 267/2011 para a qualidade da educação brasileira 20/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
    O ensino fundamental de nove anos no Brasil: uma revisão sistemática 20/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
    OS DESDOBRAMENTOS E DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS EM UBERLÂNDIA 20/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
    Processo de efetivação da Recuperação Intensiva no Ciclo e suas implicações 20/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
    SUBPROJETO CIÊNCIA EM REDE – PIBID / CAPES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES : PROPOSTAS METODOLÓGICAS PARA A PRATICA DOCENTE NO ENSINO DE CIÊNCIAS. 20/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
  2a AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS CURRICULARES NA ÁREA DE ENFERMAGEM: UMA DISCUSSÃO DO PERCURSO FORMATIVO 20/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
    PROGRAMA DAGIN: FORMAÇÃO DOCENTE EM DANÇA E GINÁSTICA  20/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
    Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior: a avaliação externa a partir da prática do avaliador ad hoc do INEP/MEC 20/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
  2b IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO INTEGRADO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO: Um estudo realizado em uma instituição de Educação Profissional da região metropolitana de Belo Horizonte. 20/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
    POLÍTICAS PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: Um Estudo de Caso sobre o Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes em uma instituição de Ensino Técnico de Belo Horizonte. 20/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
  2f A EXPANSÃO UNIVERSITÁRIA E AS REFORMAS EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR 20/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
    EDUCAÇÃO SUPERIOR: refletindo sobre as políticas educacionais de formação docente 20/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
    Sobre o Projeto Babel, ou da tentativa de reestabelecimento da Europa como destino de estudantes latino-americanos de nível superior 20/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
  2g POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: Um estudo sobre um curso técnico, ofertado pelo PRONATEC, em BH 20/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
  3a EJA: PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO E ATUAIS NORMATIZAÇÕES 21/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
  3b A AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA REDE MUNICIPAL DE UBERLÂNDIA - MG: REFLEXÕES E AÇÕES COTIDIANAS 21/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
    O ENSINO-APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS ESCRITO PARA SURDOS EM PESQUISAS ACADÊMICAS: UM BALANÇO BIBLIOGRÁFICO 21/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
    O Voleibol e suas adaptações: por uma política educacional esportiva e inclusiva na escola. 21/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
    POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR): DESDOBRAMENTOS NA REALIDADE DA ESCOLA PÚBLICA DE UBERLÂNDIA-MG 21/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
    TAXIDERMIA TÁTIL:UMA ALTENATIVA DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL  21/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
  3c A democratização do acesso ao ensino superior público por meio do sistema de cotas: um estudo sobre as políticas de inclusão da Universidade Federal de Uberlândia em relação aos alunos cotistas. 21/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
    Conhecimento Tradicional e Conhecimento Científico: O exemplo da Universidade da Floresta.  21/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
    O racismo na infância, família, escola e trabalho: suas repercussões na educação das professoras negras que atuam na educação básica. 21/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
    PROPOSTA INTERDISCIPLINAR E INCLUSIVA DE HIP HOP PARA SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL: O RAP, O BREAK E O GRAFITE 21/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
  3d Da corte amorosa aos relacionamentos efêmeros  21/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
  3e AS IMPLICAÇÕES DO PROGRAMA DE NUCLEAÇÃO DAS ESCOLAS RURAIS DE MONTES CLAROS, NO PERÍODO DE 1997-2000, PARA A EDUCAÇÃO DOS POVOS DO CAMPO 21/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
    POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DO CAMPO: EXPERIÊNCIAS DO PIBID 21/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
    PRESERVAR/CONSERVAR OU PRODUZIR?: APONTAMENTOS ACERCA DA REALIZADE DOS PEQUENOS PRODUTORES RURAIS E OS RECURSOS HÍDRICOS 21/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
  3f A CIDADANIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DO MUNICÍPIO DE DOURADOS (MS) 21/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
    A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS CERRADEIROS PARA A POLÍTICA DE GESTÃO AMBIENTAL 21/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
    A PRÁTICA EDUCOMUNICATIVA NA ESCOLA COMO RESULTADO DA INSERÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. 21/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
    POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO SISTEMA PRISIONAL: A ASSOCIAÇÃO DE PROTEÇÃO E ASSISTÊNCIA AOS CONDENADOS – APAC DE ITUIUTABA/MG 21/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
  4b A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ITUMBIARA-GO. 21/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
    Formação continuada de professores das escolas de tempo integral: uma perspectiva da implantação da política de educação integral na Rede Municipal de Ensino de Campo Grande - MS 21/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
    Valorização e Formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental no Município de Teresópolis  21/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
    Vozes docentes: o Estatuto do Magistério municipal de Diadema/SP e a qualidade da educação 21/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
  4c A FORMAÇÃO DE PROFESSORES  NO  PROGRAMA DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR): do termo de cooperação as  ações previstas. 21/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
    O estágio supervisionado nos cursos de licenciatura um desafio da sociedade contemporânea: estudo de caso do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) Campus Vila Velha  21/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
    POLITÍCA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESORES: DESTAQUE PARA OS FÓRUNS ESTADUAIS PERMANENTES DE APOIO À FORMAÇÃO DOCENTE 21/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
    POLÍTICAS PÚBLICAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: DISCURSOS E REGULAÇÕES  21/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
Relato de Experiência 5 A influência de um grupo de estudos sobre educação para os estudantes que o compunham e os rumos da formação de licenciatura 21/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
  1b A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E O PAPEL DA GESTÃO-Uma vivência do PIBID subprojeto gestão na escola 20/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
    A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ESTÁGIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR 20/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
    CONSTRUINDO O CONCEITO DE CADEIA ALIMENTAR COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL 20/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
    O estudo do Projeto Político Pedagógico na formação docente 20/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
    PIBID: LEITURA, MEMÓRIA E HISTÓRIA... 20/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
    REFLEXÕES SOBRE O ESPAÇO ESCOLAR E A ATUAÇÃO DA GESTÃO NUMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL 20/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
    REFLEXÕES SOBRE O ESPAÇO ESCOLAR E A ATUAÇÃO DA GESTÃO NUMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL 20/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
    RELATO DE EXPERIÊNCIA: O DIA DA DESCOBERTA NA SALA DE AULA 20/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
    UM OLHAR SOBRE A GESTÃO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID SUBPROJETO GESTÃO  20/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
  1c AS CONCEPÇÕES SOBRE A COPA DO MUNDO NO BRASIL PARA ENSINO MÉDIO 20/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
    PROJETO PAAES - APOIO E INCENTIVO AO INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR AOS/AS ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS. 20/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
  1e RELATO DE EXPERIÊNCIA: PRÁTICA DOCENTE DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM UMA ESCOLA PÚBLICA FEDERAL 21/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
  1g Implantação de um sistema de ensino para educação básica sustentado pelas áreas do conhecimento 20/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
    O PAV e a questão social em uma escola estadual de Uberlândia 20/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
    PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA (PDE-Escola): EVIDÊNCIAS DA IMPLEMENTAÇÃO EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE UBERLÂNDIA-MG  20/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
    PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: IMPLEMENTAÇÃO E DESDOBRAMENTOS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE UBERLÂNDIA 20/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
  2a Avaliação de Curso como instrumento de gestão na educação superior 20/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
    Avaliação de Desempenho e Capacitação: o desafio de tornar a UFU uma instituição “qualificada” e “qualificante” 20/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
    BRINQUEDOTECA : um espaço construção de aprendizagens na formação de professores 20/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
  2b Extensão universitária como estratégia de ensino de práticas profissionais 20/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
  3b NEUROMIELITE ÓPTICA: OS BENEFÍCIOS ALCANÇADOS ATRAVÉS DA NATAÇÃO 21/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
    O TAEKWONDO PARA DEFICIENTES INTELECTUAIS 21/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
  3c DIVERSIDADE CULTURAL - PANELAS E GRAFISMO DO ASURINI DO XINGU/PARÁ E MÁSCARAS AFRICANAS: “TRILHAS DESENHADAS” COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL  21/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
    O ENSINO DE ARTE E A LEI 11.645/08: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA  21/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
    O racismo contra o negro e as possibilidades de intervenção no ambiente escolar mediada pela disciplina de História  21/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
    PIBID: questões étnicas sobre corpo e beleza. 21/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
  3e A Interface entre escolaridade, profissão e renda familiar do campo. 21/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
    Acessibilidade na escola do Campo 21/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
    Construção de um banco ativo de sementes crioulas para o resgate da agricultura tradicional na região de Uberlandia. 21/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
    ESTUDANDO, ANALISANDO E REFLETINDO SOBRE A TEMÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DAS ESCOLAS RURAIS E URBANAS DO MUNICIPIO DE UBERLÂNDIA 21/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
    Leitura e escrita da língua Portuguesa e Inter-relação com a língua Inglesa Na Educação do Campo 21/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
    Limites e possibilidades do PIBID/Educação do Campo 21/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
    O trabalho do PIBID “Educação popular do campo” com uma escola rural e a relação desta com o meio ambiente. 21/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
    Os Desafios da Escola do Campo 21/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
    PIBID Educação Popular com Ênfase no Campo 21/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
    Professores do Campo, políticas públicas e formação: análises iniciais de um professor em gênese 21/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
  3f EDUCAÇÃO SOCIAL: UMA EXPERIÊNCIA COM A PRÁTICA DA LEITURA E DA ESCRITA A PARTIR DA TÉCNICA HISTÓRIA DE VIDA  21/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
    Espaços de Formação do Guaras: reflexões por novas políticas na agricultura, fundamentadas em questões ecológicas, sociais e econômicas. 21/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
    Mostra fotográfica e o exercício da cidadania no ambiente escolar 21/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
    Oficina com professoras de Educação básica: pobreza e Projeto Político Pedagógico 21/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
    PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E EDUCAÇÃO POPULAR NA EDUCAÇÃO FÍSICA: O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DOCENTE 21/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
    Rede de Proteção à Criança: Educação Sexual Infantil, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano 21/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
  4a Prática Pedagógica do Atletismo no ensino fundamental 21/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
  4b Contribuições gerais do Estágio I e do PIBID para a formação inicial docente 21/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
    O PAPEL E OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELO PROFESSOR NA SUA PROFISSÃO 21/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
    PROCESSOS FORMATIVOS NA PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU: experiência de formação de professores da Educação Infantil    21/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
    Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid): possibilidades de formação inicial e continuada do professor de matemática 21/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
    Relato de experiência: Organização do Espaço de Ciências em uma escola estadual em Uberlândia-MG 21/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
  4c A UNIDADE TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO INCIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID/UNIUBE  21/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
    CIDADE ALFABETIZADORA – UMA PROPOSTA DE ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO ESTUDO DA HISTÓRIA LOCAL E DO COTIDIANO.  21/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
    ENTRE O IMAGINÁRIO E O REAL: UMA EXPERIÊNCIA NO SUBPROJETO DO PIBID/EDUCAÇÃO FÍSICA/UNIUBE 21/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
    O ESTUDO DA HISTÓRIA LOCAL E DO COTIDIANO RESSIGNIFICANDO AS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA  21/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
    ORIENTAÇÃO INSTITUCIONAL NO MESTRADO PROFISSIONAL: UMA POSSIBILIDADE DE INTERAÇÃO EM EAD 21/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
    PIBID/EDUCAÇÃO FÍSICA/UNIUBE E O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA NA ESCOLA MUNICIPAL CELINA DE PAIVA SOARES  21/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
    PIBID/EDUCAÇÃO FÍSICA/UNIUBE: CONTRIBUIÇÕES PARA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR 21/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
    PIBID/UNIUBE E O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: RELATOS DE UMA PROPOSTA INCLUSIVA NA ESCOLA MUNICIPAL CELINA SOARES DE PAIVA 21/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O
    PRÁTICA DE ENSINO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA: A DIFERENTE EXPERIÊNCIA DE CONVIVER COM O DIFERENTE 21/06/2013 de 11h as 12h Saguão do Bloco 5O

 

ORIENTAÇÕES PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS 

Orientações para apresentação de Pôsteres e painéis com Relato de Experiência

As Sessões de Pôsteres e painéis com Relato de Experiência ocorrerão no Saguão do Bloco 5 O, nos dias 20 e 21 de junho, sempre de 11h as 12h.

O(s) autor(es) do(s) Pôster(es) e do(s) Relato(s) de Experiência deverá(ao) apresentar(á-los) na 1ª ou 2ª Sessão de Pôsteres e painéis com Relato de Experiência conforme definido na Programação do evento.

Tamanho e fixação: 0,90m (largura) x 1,20m (altura). Deve ter uma barra fixa na parte de cima com um cordão, para que possa ser pendurado em um suporte.

Conteúdo: Sugerimos que conteúdo seja de fácil visualização e que contenha: cabeçalho, introdução, objetivo/s, metodologia, análises, conclusão -quando houver- e bibliografia. 

 

Orientações para apresentação de Comunicação Oral

As Sessões de Comunicação Oral ocorrerão em diversos espaços do Campus Santa Mônica, nos dias 19 e 20 de junho, sempre de 17h as 19h.

O(s) autor(es) da(s) Comunicação Oral(is) deverá(ao) apresentar(á-las) na 1ª ou 2ª Sessão de Comunicação Oral conforme definido na Programação do evento.

Será disponibilizado data show para apresentação dos trabalhos. Não dispomos de computador nas salas e auditórios.

Conteúdo: Sugerimos utilize frases curtas, de fácil visualização, uma ideia em cada visual (slide) e contenha: introdução, objetivo/s, metodologia, análises, conclusão e referências bibliográficas. 

Os trabalhos aprovados para apresentação terão 10 minutos para apresentação. Ao final de todas as apresentações será realizada rodada de 30 minutos para debate.