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Lista de Trabalhos Aprovados / Accepted Papers List

O Trabalho em que o Parecerista fez ressalva deverá ser reencaminhado até dia 24/05/2013 (12h). A publicação do mesmo está condicionada as adequações (ressalvas) indicadas pelo Parecerista.

Aguarde publicação de data e horário das apresentações.

 

Linha Código Categoria Título
5 Comunicação Oral A concepção de educação em John Dewey e suas interlocuções possíveis com o conceito de trabalho em Karl Marx
    A constituição do campo da política educacional no Brasil: notas sobre a periodização
    EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA E CONHECIMENTO TÁCITO NA POLÍTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL: UMA ANÁLISE CRÍTICA
    NORMAS DE COOPERAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO NO BRASIL E O SENTIDO DA POLÍTICA EM HANNAH ARENDT
    O Plano Nacional de Educação (PNE) sob a perspectiva da gestão
    PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO: “PARTICIPAÇÃO OU OBRIGAÇÃO DOCENTE?” - UMA EXPERIÊNCIA EM ITUIUTABA
    QUALIFICAÇÃO, AVANÇOS TECNOLÓGICOS E PERDA DE LIMITES: ALGUMAS REFLEXÕES
  Pôster ENSINO MÉDIO E OS SEUS DISPOSITIVOS LEGAIS EM ÂMBITO NACIONAL 
  Relato de Experiência A influência de um grupo de estudos sobre educação para os estudantes que o compunham e os rumos da formação de licenciatura
1a Comunicação Oral CONSIDERAÇÕES  SOBRE A POLÍTICA DE INTEGRAÇÃO DAS CRECHES PÚBLICAS NO SISTEMA DE ENSINO DE JUIZ DE FORA-MG
    CRIANÇA, FAMÍLIA E CRECHE NA PERIFERIA: entre a legalidade e a legitimidade das políticas educacionais para a Educação Infantil
    DIREITO A EDUCAÇÃO DA CRIANÇA  PEQUENA: DINÂMICAS DE EXCLUSÃO EM MANAUS-AM
    DOS MARCOS LEGAIS AO DIREITO DA CRIANÇA EM BRINCAR: DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
    EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL: criança, família e creche e suas interfaces com as legislações educacionais
    GESTÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: formação e  construção de novos saberes
    O CUIDAR E O EDUCAR NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA: DESCONSTITUINDO MITOS E CONSTITUINDO PERSPECTIVAS. 
    Organização e Gestão da Educação Infantil em Manaus – uma análise de seus marcos regulatórios. 
    POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES DO ENSINO COM PESQUISA NA DOCÊNCIA SUPERIOR
  Pôster A EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE NITERÓI/RJ.
1b Comunicação Oral “Qualidade da Educação” da CF/88 ao PDE/2007: base de indicadores de qualidade para o ensino fundamental
    A Gestão do tempo na Escola de tempo integral.
    A GESTÃO PEDAGÓGICA E OS RESULTADOS DAS AVALIÇÕES EXTERNAS NUMA ESCOLA MINEIRA: O ÔNUS DA EFICÁCIA
    A PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: CONTRIBUIÇÕES À QUALIFICAÇÃO DA ESCOLA
    Ambiguidades da Avaliação Externa: qualidade, responsabilização docente e a reestruturação da gestão escolar 
    Análise das condições de oferta das escolas públicas de Ensino Fundamental em Ribeirão Preto sob a perspectiva de equidade
    AS AVALIAÇÕES SISTÊMICAS DA ALFABETIZAÇÃO BRASILEIRA: UMA LEITURA SOB A ÓTICA DA GOVERNAMENTALIDADE 
    Avaliação da educação básica no Brasil no contexto da nova regulação educativa
    AVANÇOS E LIMITES DA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO OESTE CATARINENSE: PRIMEIRAS APRECIAÇÕES
    EFEITOS DAS POLÍTICAS DE REGULAÇÃO NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E NA QUALIDADE DO ENSINO
    ESCOLA AGENTE DE LETRAMENTO DENTRO DO PODER SILENCIOSO DO ESTADO
    FRACASSO ESCOLAR: FALTA QUALIDADE NO EDUCAR OU NO APRENDER? 
    IDEB DA ESCOLA: A AFERIÇÃO DA QUALIDADE DO ENSINO TEM SIDO REFERENCIAL PARA SE (RE)PENSAR A EDUCAÇÃO MUNICIPAL?
    O Direito fundamental à educação: um estudo comparado entre o ordenamento jurídico educacional do Brasil e de Moçambique
    O meio ambiente na concepção de alunos e professores do ensino fundamental de uma escola municipal de Ituiutaba/MG
    O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO E O COTIDIANO ESCOLAR
    Os Desafios na Implementação da Gestão Democrática na Rede Municipal de Educação de Pirapora: a visão do Conselho Escolar
    POLÍTICA EDUCACIONAL E GESTÃO ESCOLAR DO PROCESSO ALFABETIZADOR 
    POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO: AMPLIAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS NO BRASIL
    Projeto interdisciplinar com gêneros discursivos para o ensino fundamental: uma meta da gestão de projetos pedagógicos e de desempenho escolar acerca de competência em leitura
    DA CRIAÇÃO À AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DE ESCOLAS PÚBLICAS: ENTRE A PREVISÃO E A GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO
  Pôster A AVALIAÇÃO SISTÊMICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: A PROVA BRASIL NA ÓTICA DE PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE JUIZ DE FORA. 
    RELAÇÕES CONTRADITÓRIAS ENTRE AUTONOMIA E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DE ESCOLAS PÚBLICAS: UMA PESQUISA EM ANDAMENTO
  Relato de Experiência A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E O PAPEL DA GESTÃO-Uma vivência do PIBID subprojeto gestão na escola
    A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ESTÁGIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
    CONSTRUINDO O CONCEITO DE CADEIA ALIMENTAR COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
    Contribuições para formação docente: o estágio supervisionado e a educação de jovens e adultos
    O estudo do Projeto Político Pedagógico na formação docente
    PIBID: LEITURA, MEMÓRIA E HISTÓRIA...
    REFLEXÕES SOBRE O ESPAÇO ESCOLAR E A ATUAÇÃO DA GESTÃO NUMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL
    REFLEXÕES SOBRE O ESPAÇO ESCOLAR E A ATUAÇÃO DA GESTÃO NUMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL
    RELATO DE EXPERIÊNCIA: O DIA DA DESCOBERTA NA SALA DE AULA
    UM OLHAR SOBRE A GESTÃO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID SUBPROJETO GESTÃO 
1c Comunicação Oral EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE UBERLÂNDIA: CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
    Um estudo exploratório das Oficinas de Elaboração de Itens do Ceará.
  Pôster A redação enquanto avaliação no contexto educacional brasileiro
  Relato de Experiência AS CONCEPÇÕES SOBRE A COPA DO MUNDO NO BRASIL PARA ENSINO MÉDIO
    PROJETO PAAES - APOIO E INCENTIVO AO INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR AOS/AS ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS.
1d Comunicação Oral A INFLUÊNCIA DO PROLER, COMO UMA POLÍTICA PÚBLICA DE INCENTIVO A LEITURA, NOS RESULTADOS DO IDEB DAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE UBERABA
    As Avaliações Externas dentro do Modelo Neoliberal: o caso do SARESP
    As orientações políticas para implementação da Avaliação Formativa na Educação Básica: o que dizem os documentos oficiais da Educação Infantil e do Ensino Fundamental? 
    AVALIAÇÕES EXTERNAS E SUAS IMPLICAÇÕES NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO ESCOLAR
    CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA: estudo sobre os referenciais curriculares nacionais de educação infantil 
    DIFERENTES ESTRATÉGIAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM:  ALFABETIZAÇÃO - UM PROCESSO CONSTANTE.
    EMPREENDEDORISMO COMO FORTE ALIADO ESTRATÉGICO A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA:PERSPECTIVAS E DESAFIOS PARA A MUDANÇA DE PARADIGMACULTURAL
    METODOLOGIA DO ENSINO DA DANÇA: POLÍTICAS, PLANEJAMENTO E ARTICULAÇÃO ENTRE CONTEÚDOS, OBJETIVOS E AVALIAÇÃO EM DANÇA NO CONTEXTO ESCOLAR
    O AMBIENTE E OS SENTIDOS COMO AUXILIAR NA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA DE 0 A 5 ANOS
    O LIVRO DIDÁTICO E SUAS POLÍTICAS: TRAGETÓRIA HISTÓRICA, MARCOS LEGAIS CONTEMPORÂNEOS
    O número na educação infantil: implicações pedagógicas e o papel do professor
    O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS E A REALIDADE DA SALA DE AULA: o que muda nas práticas pedagógicas e na avaliação da aprendizagem? 
    PERSPECTIVAS EPISTEMOLÓGICAS PRESENTES NA CONCEPÇÃO DA AVALIAÇÃO FORMATIVA.
    PESQUISANDO O PROCESSO DE ENTURMAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: APONTAMENTOS PARA O CURRICULO
  Pôster A música enquanto conteúdo curricular na educação básica
1e Comunicação Oral As políticas de financiamento e a relação público/privado na oferta da Educação Infantil no Brasil pós LDB/1996
    ENSINO PRIMÁRIO GOIANO: AS RELAÇÕES ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO
    OS MECANISMOS GERENCIAIS NA EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA.
    Parcerias na oferta de educação infantil: o que cabe ao Estado?
    REFORMAS EDUCACIONAIS NOS ANOS 1990: REFLEXOS PARA AS POLÍTICAS DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
    Reorganização do Capital e Capitalismo Dependente na Educação Profissional no Rio de Janeiro 
    SISTEMA PRIVADO DE ENSINO E QUALIDADE EM EDUCAÇÃO: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL PAULISTA
    Parcerias público-privadas no ensino fundamental e na educação infantil: implicações na gestão da escola pública e no trabalho docente
  Pôster Escolas Filantrópicas
1f Comunicação Oral A GESTÃO TÉCNICO-FINANCEIRA DO PAR NOS SISTEMAS EDUCATIVOS MUNICIPAIS NO ESPÍRITO SANTO
    A Influência do Banco Mundial nas Políticas Públicas Educacionais no Brasil nos anos 1990
    A REFORMA DO ESTADO BRASILEIRO E A DESCENTRALIZAÇÃO: IMPLICAÇÕES NO FEDERALISMO FISCAL NOS ESTADOS E MUNICÍPIOS.
    CARREIRA, SALÁRIO E CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE: OS EFEITOS DO FUNDEB NA POLÍTICA DE VALORIZAÇÃO DOS PROFESSORES EM DOIS MUNICÍPIOS PARAENSE.
    CONTEXTO DA POLÍTICA DE FUNDOS CONTÁBEIS: EM CENA O FINANCIAMENTO NO ÂMBITO MUNICIPAL DE JUIZ DE FORA 
    FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS GARANTIA DA QUALIDADE DE ENSINO NA EJA?
    O Papel Regulador do PDE-Escola nas escolas municipais: projetos de ampliação da participação dos pais e comunidade – Uberlândia (2008 – 2011)
  Pôster O Programa Mais Educação: sua dinâmica, seus impasses e perspectivas na melhoria da qualidade da educação, no município de Ituiutaba – MG
1g Comunicação Oral "Abrindo espaços" no Projeto Escola Viva, Comunidade Ativa.
    A Educação Infantil no Plano Nacional de Educação 2001-2010 e no Projeto de Lei 8.035/2010 Plano Nacional de Educação 2011-2020: avanços e/ou permanências  
    A GESTÃO EDUCACIONAL EM MUNICÍPIOS AMAPAENSES: diagnóstico dos Planos de Ações Articuladas 
    A MERCANTILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DAS REFORMAS EDUCACIONAIS DOS ANOS 90 E SEUS DESDOBRAMENTOS NA POLÍTICA EDUCACIONAL DO ESTADO DE SÃO PAULO: REFLEXÕES EM DEFESA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA.
    A POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA RECENTE: os desafios da gestão educacional
    A POLÍTICA EDUCACIONAL DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS.
    As dinâmicas culturais do trabalho e o papel dos sistemas de ensino: uma análise sobre a reformulação curricular do ensino médio no estado de Goiás
    AS NOVAS CONFIGURAÇÕES DO ESTADO: políticas públicas educacionais em foco
    AS POLÍTICAS DE PROGRESSÃO CONTINUADA E A DEFESA DA REPROVAÇÃO: O QUE DIZEM OS ALUNOS E ALUNAS DAS ECOLAS PÚBLICAS.
    DIREITO À EDUCAÇÃO: ESTUDO COMPARADO ENTRE A LEGISLAÇÃO DO BRASIL E DE ANGOLA
    DISPOSITIVOS E PRÁTICAS DE PODER NOS DOCUMENTOS OFICIAIS MUNICIPAIS DA EDUCAÇÃO EM UBERABA (MG)
    EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA
    EL MODELO ACTUAL DE FORMACIÓN INICIAL DEL PROFESORADO EN ESPAÑA: EL MÁSTER EN EDUCACIÓN SECUNDARIA
    Estado e política educacional: uma experiência sobre a constituição de Sistema Nacional de Educação em Moçambique
    GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO NOS PAÍSES MEMBROS DO MERCOSUL
    GLOBALIZAÇÃO E NEOLIBERALISMO: ALGUMAS IMPLICAÇÕES NO CONTEXTO EDUCACIONAL
    Lazer e Educação: analisando concepções no Programa Escola Integrada do município de Belo Horizonte 
    LEI DE RESPONSABILIDADE EDUCACIONAL E ATUAÇÃO DO MOVIMENTO “TODOS PELA EDUCAÇÃO”
    O Compromisso Educação para Todos: Inserção em Municípios Brasileiros
    O ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS E A ORGANIZAÇÃO CURRICULAR PARA OS ANOS INICIAIS NO MATO GROSSO DO SUL
    O FEDERALISMO NO SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO BRASILEIRO E O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO
    O GERENCIALISMO NA PRÁTICA DO ADMINISTRADOR DA ESCOLA PÚBLICA
    O PLANO DE METAS “COMPROMISSO TODOS PELA EDUCAÇÃO”: DESDOBRAMENTOS NA RELAÇÃO ENTRE OS ENTES FEDERADOS E NA GESTÃO EDUCACIONAL LOCAL
    O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS
    OS OBJETOS EDUCACIONAIS E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
    POLÍTICA DE DESCENTRALIZAÇÃO VIA MUNICIPALIZAÇÃO:  CENTRALIDADE NA  EDUCAÇÃO PÚBLICA DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL (1991-2002)
    POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL NO PERÍODO DE 1990-2012.
    POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCACIÓN EN LA FORMACIÓN DOCENTE PARA EL PROUCA
    RECONFIGURAÇÕES DO ESTADO E  RESTRUTURAÇÃO NAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS 
    Reforma do Estado e o desafio da coordenação federativa na política de educação.
    REFORMA DO ESTADO E POLÍTICA EDUCACIONAL: O PROJETO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM M.G.
    SISTEMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PONTE ALTA DO TOCANTINIS – DESAFIOS DA EXPERIÊNCIA DE INSTITUCIONALIZAÇÃO
    TEORIAS DA GESTÃO E REFORMA EDUCATIVA NO CEARÁ (1995-2006): DESCENTRALIZAÇÃO E GESTÃO POR RESULTADOS
    TRES GOVERNOS, CINCO PROGRAMAS DE GESTÃO EDUCACIONAL IMPLEMENTADOS NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL: UM RESGATE HISTÓRICO  
  Pôster “TABAGISMO, NÃO ACENDA ESSA IDEIA”, UMA AÇÃO EDUCATIVA COMO MEDIAÇÃO NA PREVENÇÃO E AO COMBATE DO TABAGISMO, PARA ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA ATRAVÉS DO SUBPROJETO CIÊNCIA EM REDE, PIBID/CAPES.
    As dimensões da gestão escolar no PAR e no PDE-Escola: aproximações e distanciamentos da gestão democrática da educação
    AS POLÍTICAS SOCIAIS NA REFORMA DO ESTADO NOS ANOS 1990 E SUAS IMPLICAÇÕES NO CONTEXTO EDUCACIONAL
    Globalização: a educação do século XXI e a importância do projeto de lei 267/2011 para a qualidade da educação brasileira
    O ensino fundamental de nove anos no Brasil: uma revisão sistemática
    OS DESDOBRAMENTOS E DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS EM UBERLÂNDIA
    Processo de efetivação da Recuperação Intensiva no Ciclo e suas implicações
    SUBPROJETO CIÊNCIA EM REDE – PIBID / CAPES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES : PROPOSTAS METODOLÓGICAS PARA A PRATICA DOCENTE NO ENSINO DE CIÊNCIAS.
  Relato de Experiência EDUCAÇÃO INFANTIL: experiência com  professores de áreas específicas.
    Implantação de um sistema de ensino para educação básica sustentado pelas áreas do conhecimento
    O PAV e a questão social em uma escola estadual de Uberlândia
    PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA (PDE-Escola): EVIDÊNCIAS DA IMPLEMENTAÇÃO EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE UBERLÂNDIA-MG 
    PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: IMPLEMENTAÇÃO E DESDOBRAMENTOS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE UBERLÂNDIA
2a Comunicação Oral A educação superior na fronteira Brasil-Paraguai: efeitos (in) esperados da política supranacional
    A formação docente e a gestão de Ambientes Virtuais de Aprendizagem no processo de ensinar e aprender matemática.
    A integração regional do Mercosul e as influências europeias nas políticas de integração do ensino superior: o PMM em destaque
    A JUDICIALIZAÇÃO DA POLÍTICA E DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL E A QUESTÃO DA AUTONOMIA.
    Autonomia ou Heteronomia? Os descaminhos da Universidade Pública frente à condição dependente subalterna da economia brasileira
    AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: MECANISMO DE MEDIAÇÃO ENTRE A GESTÃO E O PLANEJAMENTO
    Configuração da docência online no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB): o papel dos professores
    DEMOCRATIZAÇÃO NO CONTEXTO DA EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
    Desenvolvimento Profissional Docente e a Autoavaliação Institucional: interlocuções necessárias no Ensino Superior
    Docência universitária: desafios, impasses e mal-estar
    Estado, Políticas Educacionais e Gestão Escolar na América Latina: avanços, retrocessos e perspectivas.
    GESTÃO DA AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR E A CONCEPÇÃO DO ALUNO DE GRADUAÇÃO ACERCA DA IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
    GESTÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA ATRAVÉS DOS PLANOS NACIONAIS: ENCRUZILHADAS “REGULATÓRIAS”
    Implementação dos Projetos Integrados de Práticas Educativas (PIPEs) na Universidade Federal de Uberlândia: uma avaliação dos objetivos propostos nos PIPEs 3 e 5 do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas
    O ENSINO SUPERIOR E A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: Aproximações e Contrapontos
    Pesquisas e produções em Didática em três Programas de Pós-Graduação em Educação 
    POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR & FORMAÇÃO CONTINUADA NO BRASIL: um estudo sobre a gestão escolar - compassos e descompassos 
    Práticas avaliativas em curso de pós graduação a distância
  Pôster AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS CURRICULARES NA ÁREA DE ENFERMAGEM: UMA DISCUSSÃO DO PERCURSO FORMATIVO
    PROGRAMA DAGIN: FORMAÇÃO DOCENTE EM DANÇA E GINÁSTICA 
    Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior: a avaliação externa a partir da prática do avaliador ad hoc do INEP/MEC
  Relato de Experiência Avaliação de Curso como instrumento de gestão na educação superior
    Avaliação de Desempenho e Capacitação: o desafio de tornar a UFU uma instituição “qualificada” e “qualificante”
    BRINQUEDOTECA : um espaço construção de aprendizagens na formação de professores
2b Comunicação Oral A Formação Profissional ao longo da História Brasileira e as perspectivas da juventude com o Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio
    NOVAS EXIGÊNCIAS NA FORMAÇÃO DO GESTOR: uma reflexão sobre uma educação profissional para além do capital
  Pôster IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO INTEGRADO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO: Um estudo realizado em uma instituição de Educação Profissional da região metropolitana de Belo Horizonte.
    POLÍTICAS PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: Um Estudo de Caso sobre o Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes em uma instituição de Ensino Técnico de Belo Horizonte.
  Relato de Experiência Extensão universitária como estratégia de ensino de práticas profissionais
2c Comunicação Oral A Relação Universidade Pública & Setor Produtivo na América Latina: mais impasses do que possibilidades.
    INVESTIGAÇÃO COMPARADA EM EDUCAÇÃO: ASPECTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS
    O POTENCIAL OPRESSOR DA EXPANSÃO: UMA ANÁLISE DO SISTEMA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRO
    POLÍTICAS DE EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR NA ESFERA PÚBLICA E PRIVADA
    POLÍTICAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO: O CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA – IVINHEMA – MS
    REVALIDAÇÃO DE TÍTULOS DE PÓS-GRADUAÇÃO NA MODALIDADE DE MESTRADO E DOUTORADO ORIUNDOS DOS PAÍSES MEMBROS DO MERCOSUL COM BASE NO DECRETO PRESIDENCIAL DE Nª 5.518/2005: Algumas Considerações
    TÃO DISTANTE, MAS TÃO PERTO: A PROBLEMÁTICA DA PARTICIPAÇÃO E A GESTÃO DA POBREZA NA ESCOLA
    EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR NO GOVERNO FHC
2d Comunicação Oral O novo perfil do bibliotecário frente às demandas dos programas em educação a  Distância (EAD) nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF’s)
    POR UMA POLÍTICA PRIVADA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: O CASO DO PROGRAMA EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR DO SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA DO ESTADO DO CEARÁ
2e Comunicação Oral Programa de Assistência Estudantil: Avaliação e Reflexão das Políticas Públicas de Financiamento no Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM
    PROUNI: Análise de uma Política de Inclusão do Ensino Superior no Sul de Minas Gerais
2f Comunicação Oral A CERTIFICAÇÃO ESCOLAR SEGUNDO PIERRE BOURDIEU: A EDUCAÇÃO SUPERIOR E A CONTRADIÇÃO DA LEGITIMAÇÃO PROFISSIONAL
    A EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR FEDERAL NO TRIÂNGULO MINEIRO: a UFU e a UFTM em questão.
    A FORMAÇÃO DOCENTE E A EXPANSÃO DE VAGAS NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO TRIÂNGULO
    A Reforma Universitária e suas implicações na construção coletiva dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação da UFTM: os desafios do NuDE nesse cenário
    DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR: aparência e essência do REUNI
    Ensino, Pesquisa e Extensão na Universidade: uma reflexão necessária 
    Expansão do Ensino Superior Brasileiro: estudo da organização das leis de diretrizes e bases LDB 4.024/61 e LDB 9.394/96 e seus contextos políticos.
    Mobilidade e empregabilidade como fios condutores do processo de Bolonha: um novo cenário para a educação superior?
    O PNE E AS POLÍTICAS PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR
    Políticas de Educação Superior e Responsabilidade Social: uma análise do curso de formação de lideranças e gestores sociais da Universidade do Planalto Catarinense – uma proposta de extensão cidadã
    POLÍTICAS DE EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL PÓS-LDB
    Políticas educacionais para a educação superior: uma análise sobre a docência universitária
    Políticas Institucionais de Desenvolvimento Docente: o professor ingressante nas ciências exatas 
    POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR VOLTADAS À FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE DOCENTES BACHARÉIS
    PROJETO TUNING AMERICA LATINA NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS: CARACTERÍSTICAS E ÂMBITOS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO
    REFLEXÕES SOBRE OS INDICADORES DO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO ENEM NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS 
    UNIVERSALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: CONTRAPONTOS E POSSIBILIDADES
  Pôster A EXPANSÃO UNIVERSITÁRIA E AS REFORMAS EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
    EDUCAÇÃO SUPERIOR: refletindo sobre as políticas educacionais de formação docente
    Sobre o Projeto Babel, ou da tentativa de reestabelecimento da Europa como destino de estudantes latino-americanos de nível superior
2g Comunicação Oral A Importância da Educação Profissional e Tecnológica no Processo de Desenvolvimento da Região do Araguaia em Mato Grosso 
    A Reforma na Rede Federal de Educação Profissional e as Despesas com a Nova Estrutura
    A REVALORIZAÇÃO DO ENSINO TÉCNICO NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS NEOLIBERAIS NO BRASIL
    AS REFORMAS RECENTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: RUPTURA OU CONTINUIDADE
    O ENSINO PROFISSIONALIZANTE NO BRASIL E A EXPANSÃO DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA
    OS MEANDROS HISTÓRICOS DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL
  Pôster POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: Um estudo sobre um curso técnico, ofertado pelo PRONATEC, em BH
3a Comunicação Oral ATENDIMENTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BELO HORIZONTE EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES: o caso da regional Noroeste
    COTIDIANO E SABERES DOCENTES: DISCUSSÕES TEÓRICO-CONCEITUAIS SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
    EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM UBERLÂNDIA (1940-1985)
    Educação de Jovens e Adultos na Penitenciária de Uberaba: limites e possibilidades
    O Projeto Soldado Cidadão e o Serviço Militar Inicial: o formal e o não formal na formação profissional do jovem
    O TRABALHO PSICOPEDAGÓGICO E AS POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
    OS PROGRAMAS GOVERNAMENTAIS PARA A INCLUSÃO SOCIAL DE JOVENS NO BRASIL: formar para a empregabilidade ou conformar na precariedade?
    Reflexo das Políticas Públicas de Educação de Jovens e Adultos nas Pesquisas na Região Metropolitana de Belo Horizonte
    TRAJETÓRIA DAS CONFINTEAS E SUA INFLUÊNCIA NAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL
  Pôster EJA: PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO E ATUAIS NORMATIZAÇÕES
3b Comunicação Oral A AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA REDE MUNICIPAL DE UBERLÂNDIA - MG: REFLEXÕES E AÇÕES COTIDIANAS
    A ESCOLARIZAÇÃO DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN NO ENSINO REGULAR - O CURRÍCULO E A AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA
    A formação continuada como estratégia de construção e fortalecimento da inclusão escolar na rede de ensino paulistana
    ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA DAS ESCOLAS DA REDE REGULAR DE ENSINO DE CATALÃO-GO PARA ACESSO E PERMANÊNCIA DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA
    ACESSIBILIDADE DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS E PORTUGUESAS
    IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A DISTÂNCIA ENTRE O LEGAL E O REAL NO ESTADO DE ALAGOAS.
    INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR – AS DIFICULDADES ENCONTRADAS
    LEITURA E ESCRITA NAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS
    O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO PROCESSO DE INCLUSÃO: EXPERIÊNCIAS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL
    O ENSINO DE LIBRAS NO CURSO DE PEDAGOGIA
    OS PARADIGMAS DA INTEGRAÇÃO E DA INCLUSÃO ESCOLAR: UM OLHAR SOBRE AS “DIFERENÇAS
    Planejamento da política para a educação especial nos Planos de Ações Articuladas (PAR) de municípios sul-mato-grossenses 
    PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) E A FORMAÇÃO DOCENTE: desafios e implicações em redes e instituições de ensino na região do Triângulo Mineiro para a construção de uma educação inclusiva
    Plano Institucional de Desenvolvimento e Expansão (PIDE) da Universidade Federal de Uberlândia, MG (UFU): Contribuições para uma Universidade Inclusiva.
    POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NAS ESCOLAS INDÍGENAS DE DOURADOS/MS: IMPACTOS E DESAFIOS
    POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: EM FOCO A POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A OBRIGATORIEDADE DA OFERTA DO AEE
    POLITICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA  ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO  DE ALUNOS SURDOS
    POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO ESPECIAL: o trabalho colaborativo na  inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual na rede pública municipal de ensino regular
    PROGRAMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DIREITO À DIVERSIDADE NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NO GOVERNO LULA
    RELAÇÕES ENTRE A SURDEZ E O MERCADO DE TRABALHO: ENTRE O IMAGINÁRIO SOCIAL E OS DIREITOS LEGAIS
  Pôster O ENSINO-APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS ESCRITO PARA SURDOS EM PESQUISAS ACADÊMICAS: UM BALANÇO BIBLIOGRÁFICO
    O Voleibol e suas adaptações: por uma política educacional esportiva e inclusiva na escola.
    POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR): DESDOBRAMENTOS NA REALIDADE DA ESCOLA PÚBLICA DE UBERLÂNDIA-MG
    TAXIDERMIA TÁTIL:UMA ALTENATIVA DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL 
  Relato de Experiência O TAEKWONDO PARA DEFICIENTES INTELECTUAIS
    NEUROMIELITE ÓPTICA: OS BENEFÍCIOS ALCANÇADOS ATRAVÉS DA NATAÇÃO
3c Comunicação Oral A IMPORTÂNCIA DA ANTROPOLOGIA PARA A COMPREENSÃO DOS PROBLEMAS DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO NO BRASIL PELOS GRUPOS SOCIAIS DESFAVORECIDOS.
    ALUNO (A)S NEGRO (A)S NA FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL (FACIP/UFU): identidade em construção.
    ALUNOS NEGROS NO ENSINO SUPERIOR: ESTRATÉGIAS DESENVOLVIDAS PARA OBTER SUCESSO ACADÊMICO E ENFRENTAR O RACISMO NO MERCADO DE TRABALHO.
    OBRIGATORIEDADE DO ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA DOS POVOS INDIGENAS: DUAS DIFICULDADES
    POLÍTICAS PÚBLICAS, RAÇA E RELIGIÃO NO SISTEMA DE ENSINO EM JUAZEIRO DO NORTE
    TENDÊNCIAS E DESAFIOS DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR INDÍGENA
  Pôster A democratização do acesso ao ensino superior público por meio do sistema de cotas: um estudo sobre as políticas de inclusão da Universidade Federal de Uberlândia em relação aos alunos cotistas.
    Conhecimento Tradicional e Conhecimento Científico: O exemplo da Universidade da Floresta. 
    O racismo na infância, família, escola e trabalho: suas repercussões na educação das professoras negras que atuam na educação básica.
    PROPOSTA INTERDISCIPLINAR E INCLUSIVA DE HIP HOP PARA SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL: O RAP, O BREAK E O GRAFITE
  Relato de Experiência DIVERSIDADE CULTURAL - PANELAS E GRAFISMO DO ASURINI DO XINGU/PARÁ E MÁSCARAS AFRICANAS: “TRILHAS DESENHADAS” COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL 
    O ENSINO DE ARTE E A LEI 11.645/08: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA 
    O racismo contra o negro e as possibilidades de intervenção no ambiente escolar mediada pela disciplina de História 
    PIBID: questões étnicas sobre corpo e beleza.
3d Comunicação Oral CONCEPÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS: O QUE ESSAS ABORDAGENS TÊM A DIZER ÀS POLÍTICAS EDUCACIONAIS?
    DESVELANDO OS ENTENDIMENTOS DE CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE NAS PROPOSTAS CURRICULARES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL  
    DIFERENÇAS DE GÊNERO NO COTIDIANO ESCOLAR E A COEDUCAÇÃO COMO POLÍTICA PÚBLICA
    FORMAÇÃO CONTINUADA EM GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA
  Pôster Da corte amorosa aos relacionamentos efêmeros 
3e Comunicação Oral AUTONOMIA E PARTICIPAÇÃO NAS PRÁTICAS DE GESTÃO ESCOLAR NUMA ESCOLA DO CAMPO
    HISTÓRIA DE UMA PESQUISA NO MEIO RURAL, PERIPÉCIAS NAS PRÁTICAS DOCENTES
    O PROGRAMA ESCOLA ATIVA NO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO DE ITUIUTABA/MG (2006-2009)
    POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CAMPO: O INCRA/PRONERA COMO DELIBERANTE DA FORMAÇÃO
    UNIVERSIDADE PÚBLICA E MOVIMENTOS SOCIAIS DO CAMPO: O DESAFIO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A MUDANÇA SOCIAL
  Pôster AS IMPLICAÇÕES DO PROGRAMA DE NUCLEAÇÃO DAS ESCOLAS RURAIS DE MONTES CLAROS, NO PERÍODO DE 1997-2000, PARA A EDUCAÇÃO DOS POVOS DO CAMPO
    POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DO CAMPO: EXPERIÊNCIAS DO PIBID
    PRESERVAR/CONSERVAR OU PRODUZIR?: APONTAMENTOS ACERCA DA REALIZADE DOS PEQUENOS PRODUTORES RURAIS E OS RECURSOS HÍDRICOS
  Relato de Experiência A importância do PIBID para os alunos das licenciaturas.
    A Interface entre escolaridade, profissão e renda familiar do campo.
    Acessibilidade na escola do Campo
    Construção de um banco ativo de sementes crioulas para o resgate da agricultura tradicional na região de Uberlandia.
    Educação do Campo: dificuldades e contradições entre a teoria e a prática
    ESTUDANDO, ANALISANDO E REFLETINDO SOBRE A TEMÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DAS ESCOLAS RURAIS E URBANAS DO MUNICIPIO DE UBERLÂNDIA
    Leitura e escrita da língua Portuguesa e Inter-relação com a língua Inglesa Na Educação do Campo
    Limites e possibilidades do PIBID/Educação do Campo
    O trabalho do PIBID “Educação popular do campo” com uma escola rural e a relação desta com o meio ambiente.
    Os Desafios da Escola do Campo
    PIBID Educação Popular com Ênfase no Campo
    Professores do Campo, políticas públicas e formação: análises iniciais de um professor em gênese
3f Comunicação Oral A COMUNIDADE ENQUANTO LUGAR PRIVILEGIADO DA AÇÃO SOCIOEDUCADUCATIVA
    A EDUCAÇÃO ENQUANTO DIREITO FUNDAMENTAL SOCIAL
    A RELAÇAO ENTRE EDUCAÇÃO E CIDADANIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ALGUNS ELEMENTOS DE REFLEXÃO
    BIBLIOTECAS E SALAS DE INFORMÁTICA: uma análise em escolas municipais do Maciço de Baturité/CE
    EDUCAÇÃO  AMBIENTAL NA PRÁTICA DOCENTE DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS EM MIRACEMA DO TOCANTINS - TO.
    EDUCAÇÃO E CIDADANIA ENQUANTO VALOR ECONÔMICO
    EDUCAÇÃO E DESIGUALDADE SOCIAL NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL NA PRIMEIRA DÉCADA DO SÉCULO XXI (2000-2010)
    EDUCAR PARA LA DEMOCRACIA DESDE LA PERSPECTIVA DE MARTHA NUSSBAUM
    Escola e Programas de alimentação governamentais no Brasil: historicizando caminhos e propondo perspectivas analíticas
    Formação de professores, para uma educação das relações etnicorracial e o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira, no ensino fundamental.
    Leitura e letramento: mecanismos interligados em práticas escolares e políticas educacionais
    O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA NO CONTEXTO DA INCLUSÃO SOCIAL: SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA
    Política, educação, cidadania e cinema: a produção cinematográfica de Mazzaropi e sua contribuição para análise da Educação Brasileira
    PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA: implicações no cenário educacional do Maciço de Baturité/CE
  Pôster A CIDADANIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DO MUNICÍPIO DE DOURADOS (MS)
    A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS CERRADEIROS PARA A POLÍTICA DE GESTÃO AMBIENTAL
    A PRÁTICA EDUCOMUNICATIVA NA ESCOLA COMO RESULTADO DA INSERÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.
    POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO SISTEMA PRISIONAL: A ASSOCIAÇÃO DE PROTEÇÃO E ASSISTÊNCIA AOS CONDENADOS – APAC DE ITUIUTABA/MG
  Relato de Experiência EDUCAÇÃO SOCIAL: UMA EXPERIÊNCIA COM A PRÁTICA DA LEITURA E DA ESCRITA A PARTIR DA TÉCNICA HISTÓRIA DE VIDA 
    Espaços de Formação do Guaras: reflexões por novas políticas na agricultura, fundamentadas em questões ecológicas, sociais e econômicas.
    Mostra fotográfica e o exercício da cidadania no ambiente escolar
    Oficina com professoras de Educação básica: pobreza e Projeto Político Pedagógico
    PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E EDUCAÇÃO POPULAR NA EDUCAÇÃO FÍSICA: O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DOCENTE
    Rede de Proteção à Criança: Educação Sexual Infantil, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano
4a Comunicação Oral A pesquisa sobre avaliação de desempenho docente a partir da  abordagem do ciclo de políticas: estudos sobre a Promoção por Mérito
    Curso de Biologia na modalidade a distância: em foco o desenvolvimento do estágio supervisionado
    Formação de professores para a educação básica: os embates no campo das políticas públicas 
    SABERES DOCENTES E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE A PARTIR DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
  Relato de Experiência Prática Pedagógica do Atletismo no ensino fundamental
4b Comunicação Oral A CONSTRUÇÃO DA NOVA IDENTIDADE DO PROFESSOR NO CONTEXTO DA ERA TECNOLÓGICA: PERSPECTIVAS E DESAFIOS
    A intensificação do Trabalho Docente na Rede Estadual de Minas Gerais
    A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO, TRABALHO E DOCENTE NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO: A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE
    As condições do trabalho docente no estado de São Paulo
    AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E SEU IMPACTO NAS CONDIÇÕES DE TRABALHO DAS PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
    Da Lei 15.293/2004 à Lei 19.837/2011: A trajetória da descaracterização do Plano de Carreiras dos Profissionais da Educação Básica de Minas Gerais.
    Gestão escolar e trabalho docente no Brasil: entre a autonomia e o controle
    IMPACTOS DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES EM UBERABA – MG
    O COMPLEXO PROCESSO DE PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE EM MINAS GERAIS
    O Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) como política de formação inicial e continuada de professores: um estudo de caso no Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)
    OS SENTIDOS DO TRABALHO DOCENTE NA SOCIEDADE CAPITALISTA CONTEMPORÂNEA
    POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE ALFABETIZADORES: BASES LEGAIS E DOCUMENTAIS DAS INICIATIVAS GOVERNAMENTAIS DE 2003 A 2006
    Políticas púbicas em educação e mal-estar docente: possíveis causas conjunturais para o mal-estar na educação
    Remuneração como política de valorização dos profissionais do magistério a partir do Fundef e do Fundeb (1996-2010) na rede municipal de ensino de Natal/RN
    A GESTÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DE SÃO PAULO: NOVOS PROJETOS, VELHAS PRÁTICAS
  Pôster A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ITUMBIARA-GO.
    Formação continuada de professores das escolas de tempo integral: uma perspectiva da implantação da política de educação integral na Rede Municipal de Ensino de Campo Grande - MS
    Vozes docentes: o Estatuto do Magistério municipal de Diadema/SP e a qualidade da educação
    Valorização e Formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental no Município de Teresópolis 
  Relato de Experiência Contribuições gerais do Estágio I e do PIBID para a formação inicial docente
    O PAPEL E OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELO PROFESSOR NA SUA PROFISSÃO
    PROCESSOS FORMATIVOS NA PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU: experiência de formação de professores da Educação Infantil   
    Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid): possibilidades de formação inicial e continuada do professor de matemática
    Relato de experiência: Organização do Espaço de Ciências em uma escola estadual em Uberlândia-MG
4c Comunicação Oral A Educação Infantil e seus desafios: uma discussão histórica e política
    A POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ENTRE A ALTERIDADE E A AUSÊNCIA DE POLÍTICA
    A POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SEUS DESDOBRAMENTOS EM MINAS GERAIS: 2009-2012
    ANTECENDES DA ATUAL POLÍTICA DE ESTADO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
    Formação de Professores, Educação a Distância e Educação Especial, a constatação polêmica no relato de uma experiência em Goiás.
    INICIATIVAS MUNICIPAIS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: UM OLHAR A PARTIR DO PROJETO TRILHAS
    O IMPACTO DO PROGRAMA PRÓ-LETRAMENTO DE MATEMÁTICA NO MUNICÍPIO DE RIO VERDE-GO
    O papel da gestão escolar na coordenação da proposta curricular: ainda um desafio
    O PIBID - Políticas de formação inicial e continuada dos professores da Educação Básica
    POLÍTICAS DE  FORMAÇÃO DOCENTE  NA PERSPECTIVA  DA EDUCAÇÃO  INCLUSIVA
    POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO DE SURDOS: EM FOCO AS CONCEPÇÕES DE PARTICIPANTES DO CURSO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA ALUNOS SURDOS
    POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: EM FOCO O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E SUA INTERFACE COM A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
    POLÍTICAS DE FORMAÇÃO INICIAL: EM FOCO O PIBID E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL NO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACIP – UFU
    POLÍTICAS E REPRESENTAÇÕES DOS PARTICIPANTES DO CURSO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA ALUNOS SURDOS SOBRE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
    POLÍTICAS E REPRESENTAÇÕES DOS PARTICIPANTES DO CURSO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA ALUNOS SURDOS SOBRE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
    POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A Formação de Professores em questão
    POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE PARA AS TICs 
    Professores de Biologia: formação inicial e relação com o contexto educacional a partir de suas histórias de vida (Uberlândia/MG, 1970-1980)
    Relação Trabalho, Educação e Formação Docente contidos no PDE
    REUNIÕES DE DIÁLOGO: UM CAMINHO PARA A EDUCAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA
    PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O APRENDIZADO DAS PRIMEIRAS LETRAS
  Pôster A FORMAÇÃO DE PROFESSORES  NO  PROGRAMA DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR): do termo de cooperação as  ações previstas.
    O estágio supervisionado nos cursos de licenciatura um desafio da sociedade contemporânea: estudo de caso do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) Campus Vila Velha 
    POLITÍCA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESORES: DESTAQUE PARA OS FÓRUNS ESTADUAIS PERMANENTES DE APOIO À FORMAÇÃO DOCENTE
    POLÍTICAS PÚBLICAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: DISCURSOS E REGULAÇÕES 
  Relato de Experiência A UNIDADE TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO INCIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID/UNIUBE 
    CIDADE ALFABETIZADORA – UMA PROPOSTA DE ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO ESTUDO DA HISTÓRIA LOCAL E DO COTIDIANO. 
    ENTRE O IMAGINÁRIO E O REAL: UMA EXPERIÊNCIA NO SUBPROJETO DO PIBID/EDUCAÇÃO FÍSICA/UNIUBE
    O ESTUDO DA HISTÓRIA LOCAL E DO COTIDIANO RESSIGNIFICANDO AS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA 
    O PIBD e suas Contribuições na Formação do Pedagogo
    ORIENTAÇÃO INSTITUCIONAL NO MESTRADO PROFISSIONAL: UMA POSSIBILIDADE DE INTERAÇÃO EM EAD
    PIBID/EDUCAÇÃO FÍSICA/UNIUBE E O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA NA ESCOLA MUNICIPAL CELINA DE PAIVA SOARES 
    PIBID/EDUCAÇÃO FÍSICA/UNIUBE: CONTRIBUIÇÕES PARA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
    PIBID/UNIUBE E O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: RELATOS DE UMA PROPOSTA INCLUSIVA NA ESCOLA MUNICIPAL CELINA SOARES DE PAIVA
    PRÁTICA DE ENSINO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA: A DIFERENTE EXPERIÊNCIA DE CONVIVER COM O DIFERENTE